“Titanic” é relançado nos cinemas nesta quinta-feira (9), após completar 25 anos de lançamento no mês de janeiro.
Remasterizado, em 4K e em 3D, retrata a história de amor vivida por Rose e Jack em uma viagem pelo famoso navio, que afundou em 1912. A 41 quilômetros por hora, se tornou um naufrágio em menos de 3 horas depois, afundando nos confins do Atlântico.
Seus destroços foram localizados apenas em setembro de 1985 — a embarcação dividiu-se em duas partes, separadas a 800 metros de distância, a 3.843 metros de profundidade, a 650 quilômetros do Canadá.
O longa que se inspira na história real faturou US$ 2,2 bilhões e conquistou 11 estatuetas do Oscar, incluindo melhor filme e melhor direção para James Cameron. Para comemorar o retorno da produção, a TV Cultura separou algumas curiosidades. Confira:
Criação dos personagens
A atriz Beatrice Wood foi a inspiração para que o diretor criasse a personagem Rose. A ideia surgiu enquanto ele lia uma autobiografia da artista e percebeu que ela era a descrição perfeita. Já para Jack, não houve nenhuma inspiração em especial.
Última música
Uma das últimas cenas do filme, na qual os músicos continuam a tocar seus instrumentos enquanto o barco afunda na tentativa de acalmar os passageiros, aconteceu na vida real.
Leia também: Netflix divulga primeiro teaser da segunda temporada de “Cidade Invisível”
Jack sobreviveria?
Uma das questões acerca da produção é se Jack conseguiria sobreviver se houvesse dividido o pedaço de madeira com Rose. Recentemente, James Cameron admitiu após um teste que ele poderia ter subido na porta ao lado da amada. O cineasta, no entanto, disse que não é possível confirmar se o personagem sobreviveria.
A situação seria possível se eles dividissem o espaço e Rose desse seu colete salva-vidas para ele estabilizar sua temperatura corporal. Nesta situação, Jack conseguiria suportar o frio por algumas horas até a chegada do resgate.
Desenho de Rose
Na cena em que Jack desenha a amada vestida apenas com o colar de diamantes as mãos que aparecem não são as de Leonardo DiCaprio, mas de James Cameron.
Titanic
A produção dura duas horas e quarenta minutos, tempo exato que o Titanic da vida real levou para afundar. Já a cena da colisão do navio com o iceberg tem 37 segundos, que também corresponde à duração da história.
Leia também: Carnaval 2023: Veja quais blocos de rua desfilam em São Paulo neste final de semana
REDES SOCIAIS