Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: Larissa Marques
Foto: Larissa Marques

Em ritmo de festa, o Estação Livre, nesta sexta-feira (17), exibe um programa especial em de Carnaval. A apresentadora Cris Gutierres reúne-se com a jornalista e pesquisadora da cultura afro Cláudia Alexandre e o mestre de bateria Thiago Praxedes para discutir a importância do evento para a população negra e para a movimentação da economia e do turismo no Brasil. No ar a partir das 22h, na TV Cultura.

De fato, o evento -- além de atrair diversos foliões às ruas em direção aos blocos - abre espaço para diversas discussões sociais. A pesquisadora, que também estuda o lugar das mulheres negras no samba, enfatiza a negligência sofrida pela história negra enraizada nas tradições das escolas de samba.

Leia mais: Justiça determina que União pague pensão a filhos de petista morto por bolsonarista

“A questão da escola de samba ser tratada como patrimônio ainda fica distante quando a gente vê a midiatização, onde a indústria cultural vai se favorecer de um consumo que vai deixar a tradição às margens”.

Já o mestre e diretor de bateria da agremiação Imperador de Ipiranga, destaca outro ponto relevante do tema: a desvalorização das velhas guardas por parte da Liga das Escolas de Samba. Praxedes conta que há uns anos é concedido a esta turma um lugar dentro do sambódromo para que possam participar e acompanhar os desfiles. Mas, não é o suficiente. “Eu, enquanto sambista e mais jovem, ainda sinto falta da valorização dessas figuras que tanto fizeram”.

Leia também: Percentual de bebês vacinados contra hepatite B é um dos menores da história, diz levantamento