Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Facebook Charlie Brown Jr
Reprodução/Facebook Charlie Brown Jr

Esta segunda-feira (6) marca os exatos 10 anos da morte de Alexandre Magno Abrão, o "Chorão". No dia 6 de março de 2013, o vocalista do grupo Charlie Brown Jr. foi encontrado sem vida aos 42 anos de idade em seu apartamento, que ficava na Zona Oeste de São Paulo.

Posteriormente, os laudos apontaram que a morte se deu em razão de uma overdose de cocaína. Com a perda de seu principal nome, voz e rosto, a banda - que marcou uma geração no país - acabou no mesmo dia.

Criado em 1992, o grupo ficou mais de 20 anos na estrada e emplacou 13 discos. Diversas músicas do CBJR se tornaram hinos da geração que cativou. Por isso, o site da TV Cultura separou alguns momentos inesquecíveis da banda. Relembre: 


Chorão Skate Park

A pista de skate indoor ficava localizada em Santos, no litoral de São Paulo, e carregava o nome do artista. Aberta ao público já em 2004, a iniciativa foi oficialmente inaugurada no dia 6 de Novembro de 2005.

Como o terreno onde a posta ficava era alugado, as despesas ficaram insustentáveis após a morte do cantor.

Discurso no Festival de Verão em 2003

Em Salvador, o músico fez um discurso emocionante - que é lembrado até hoje, 20 anos depois. Uma das frases mais marcantes desse momento é: "Se você tem pai, mãe... se você tem uma comida na mesa, uma cama limpinha, quentinha... se você tem saúde, se você enxerga, se você escuta, se você se supera, se você erra e aprende com o seu erro, aí você é feliz. Aí você tem tudo. Porque dinheiro e sucesso não compra tudo, não".

Parcerias com o rap

Não é surpresa para nenhum fã o fato de que Chorão tem raízes no hiphop. Apesar de o CBJR ser um grupo de rock, suas músicas nunca se limitaram a apenas um estilo.

O que - talvez - muitos não saibam é que o artista fez parte da chamada "Família RZO", protagonizada pelo grupo RZO.

Entre o final dos anos 1990 e início dos anos 2000, o cantor fez parcerias com diversos rappers, como por exemplo Sabotage e MV Bill em "Cantando pro Santo" e "Cidadão Comum Refém".

Abertura de novela

A série Malhação, da TV Globo, é um dos conteúdos jovens mais populares do país. Mesmo com décadas de exibição, uma das primeiras coisas que vem à cabeça quando se fala na obra é "Te Levar", música do CBJR que esteve na abertura entre 1999 e 2005.

Premiações

Com "Tamo aí na Atividade" e "Camisa 10 (Joga Bola até na Chuva)", a banda venceu o Grammy Latino de Melhor Álbum de Rock Brasileiro em 2005 e 2010. O grupo também levou cinco premiações do MTV Video Music Awards e duas do Prêmio Multishow de Música Brasileira.