Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Montagem/TV Cultura | Fotos: @juvarajaofotografia @nbohm
Montagem/TV Cultura | Fotos: @juvarajaofotografia @nbohm

A TV Cultura exibe o Prêmio Shell de Teatro neste sábado (15), a partir das 22h.

A cerimônia aconteceu no dia 21 de março no Teatro Riachuelo, no Rio de Janeiro, e prestigiou grandes destaques do teatro brasileiro que fizeram temporada em São Paulo e Rio fora do período pandêmico de 2020 e a partir de 2022.

A 33ª edição do prêmio contou com a apresentação das atrizes Marisa Orth e Verônica Bonfim, e exaltou a importância vital do teatro e da iniciativa da Shell de seguir investindo em cultura. Como disse uma das homenageadas da noite, Teuda Bara, “o teatro salva”.

Leia também: The Town anuncia shows de Demi Lovato e Leon Bridges no festival

Em uma celebração da diversidade, o público pode conferir a premiação de inúmeros artistas pretos e a primeira artista trans premiada na categoria melhor atriz, Verónica Valenttino, por “Brenda Lee e o Palácio das Princesas”. A noite foi marcada pela evocação da ancestralidade em vários discursos, que enalteceram as seleções dos júris do prêmio.

Durante a premiação, apenas “Cárcere ou Porque as Mulheres Viram Búfalos” ganhou dois prêmios: dramaturgia e música, pelo júri de São Paulo.

Além do anúncio dos vencedores, a cerimônia homenageou duas atrizes brasileiras, Léa Garcia e Teuda Bara, que foram aplaudidas de pé pela plateia.

Sobre o Prêmio Shell de Teatro

Se tornou uma das grandes referências do teatro brasileiro nas últimas três décadas. É possível contar a história da cena teatral do Rio de Janeiro e de São Paulo ao longo das suas 32 premiações, com seus artistas indicados, espetáculos consagrados e os homenageados de cada ano.

Leia também: Exposição “Natureza Viva: A Arte por trás da memória” apresenta obras do artista Lucas Ksenhuk