Em “Os crepúsculos não cabem no mundo: as viagens de Mário de Andrade” (editora Patuá), o jornalista Eduardo Vessoni traz curiosidades sobre as experiências do escritor modernista na estrada, que em outubro completaria 130 anos.
A obra será lançada na próxima terça-feira (15), às 19h, na Livraria Patuscada, em Pinheiros, em São Paulo, com participação especial do ator Pascoal da Conceição.
Leia mais: "Nunca gostei tanto de estar dentro deste corpo", diz atriz Isabel Teixeira sobre autoaceitação
Trailer da segunda temporada de Loki bate recorde de visualizações
Seu livro de estreia reúne registros de viagens de Mário após uma extensa pesquisa de três anos em livros, crônicas, cartas, fotografias e cartões-postais que, dispersos ao longo da obra do poeta, apresentam ao leitor um outro Mário de Andrade.
“Fiz esse livro para levar ao público em geral outra abordagem sobre o Mário, longe das teorias, da Academia e das notas de rodapé. Essa é uma obra para o leitor não especializado viajar nas viagens do escritor”, descreve Vessoni.
O livro tem prefácio de Ignácio de Loyola Brandão, escritor nascido em Araraquara (SP), para onde Mário viajava para se curar, descansar de suas próprias viagens e escrever clássicos.
O livro traz também curiosidades da vida pessoal do poeta paulistano, conhecido por ser apegado à sua casa na Barra Funda, bairro da zona oeste de São Paulo. “Não fui feito pra viajar, bolas”, costumava dizer Mário, de acordo com o livro.
Mesmo com tantos convites para visitar outros países, como Haiti, Portugal, França, Tchecoslováquia e Estados Unidos, Mário preferia estar em São Paulo. “Eu não sei viajar, não gosto de viajar, perco noventa por cento de mim, sobretudo liberdade de pensar.” (Mário de Andrade em ‘Os crepúsculos não cabem no mundo’).
Eduardo Vessoni é jornalista e atua há 15 anos em editorias de viagens e cultura. Já conheceu a Amazônia brasileira e peruana, Terra Ronca (GO), Vale do Catimbau (PE) e Serra do Roncador (MT), escrevendo matérias sobre os destinos e os personagens inusitados dos locais.
REDES SOCIAIS