Entretenimento

“Me reencontrei como artista”, revela Iza sobre novo álbum ‘Afrodhit’

Cantora levará história do novo trabalho aos palcos pela primeira vez no The Town, em setembro


03/08/2023 21h00

Na noite desta quinta-feira (3), Iza lança seu segundo álbum de estúdio ‘Afrodhit. Apostando em temas como espiritualidade, ancestralidade e sexualidade, a cantora afirma que se reencontrou como artista durante o processo de elaboração do novo material.

Passei por um processo de evolução para conseguir falar sobre coisas que aconteceram ou então sobre coisas que eu não me sentia talvez confortável para falar, como, por exemplo, falar de sexo mais explicitamente”, revela.

Iza promete levar a estética e a história do álbum para os palcos pela primeira vez em sua apresentação no festival The Town, que acontece em 10 de setembro em São Paulo. Ela afirma que, depois do evento, pretende tirar um descanso de algumas semanas e embarcar em uma turnê de ‘Afrodhit’ pelo país.

Leia também: Lizzo se pronuncia sobre acusações de assédio sexual e moral


Inovação estética

Para compor o visual e a estética mítica do mais novo trabalho, Iza aposta em uma mistura heterogênea de referências, entre elas estão os filmes ‘Splash: Uma Sereia em Minha Vida’ (1984), ‘Cocoon’ (1985), e ‘Bacurau’ (2019), além da animação ‘Steven Universo’ (2013).

Elementos de mitologia e de religiões de matriz africana podem ser observados no clipe do single já lançado ‘Fé nas Maluca’, com participação de Mc Carol. Na produção, um ser mitológico que gera pedras preciosas (interpretado pela própria Iza) é descoberto por um garimpeiro (Fábio Lago). Após ser explorada por seu descobridor, a “Mulher Pedra”, como é apelidada, foge e volta ao cativeiro para se vingar.

Assista ao clipe:

E não é apenas na estética e na temática que a cantora traz inovações em seu trabalho. A artista tem explorado mais sua versatilidade vocal e apostado em diferentes formas de canto, como nas canções ‘Terê’ e ‘Que Se Vá’.

Na hora de cantar ‘Terê’, naturalmente eu canto de uma forma mais displicente, de um jeito mais sem me importar. Isso é uma novidade pra mim, foi muito divertido”, comenta.

O álbum conta com participações de peso. Além de Mc Carol, colaboram Russo Passapusso (BaianaSystem), King, L7nnon, Djonga e Tiwa Savage.

Divulgação


Amor e sexualidade

Assim como em outros trabalhos de Iza, o amor e o sexo também são temas presentes nas faixas.

Um dos exemplos é a música ‘Exclusiva’, dedicada ao namorado Yuri Lima, volante do Mirassol, com quem mantém um relacionamento desde o começo do ano. A artista afirma que está vivendo um momento muito especial atualmente porque passou a se entender melhor.

“[Exclusiva] é uma das músicas que eu mais gosto no álbum. É muito gostosa essa sensação de se apaixonar, de querer alguém, de desejar alguém… é muito gostoso ter uma relação saudável com o sexo, porque acho que quando você está tendo prazer com o sexo quer dizer que você se conhece e que você se respeita”, diz.

Nas letras das faixas de ‘Afrodith’, a artista buscou explorar musicalmente o prazer sexual feminino.

Já tinha falado sobre sexo antes no meu primeiro trabalho, mas sempre acho muito importante falar de sexo de uma perspectiva feminina”, comenta.

‘Afrodhit’ foi lançado na noite desta quinta-feira (3) nas principais plataformas de áudio.

Leia também: Xande de Pilares interpreta Caetano Veloso em novo álbum

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

"O grande equívoco da esquerda é entender que tudo é política", afirma Pondé

Pondé explica porque considera o anarquismo uma "utopia"

James Webb registra Nebulosa do Anel, em fenômeno que demonstra o “futuro do Sol”; veja imagem

Arthur Lira entrega texto da reforma tributária ao Senado

Trump se declara inocente em tribunal; ex-presidente é acusado de tentar reverter o resultado das eleições