A Fundação Palmares, em conjunto com o Ministério da Cultura, vai premiar três obras literárias afrofuturistas no valor de R$ 30 mil cada. Os interessados, que possuem produções inéditas com no mínimo 30 páginas, devem se inscrever até o dia 25 de setembro no site da organização.
O “Prêmio Conceição Evaristo de Literatura Afrofuturista” tem como objetivo incentivar a produção de trabalhos que visam valorizar a cultura afro-brasileira. Além de estimular o desenvolvimento de novos escritores e homenagear autores já consagrados no mercado.
Leia mais: Afrofuturismo: saiba o que é o movimento e quem são os autores brasileiros do gênero
Apesar do nome da ação, as obras literárias participantes não são obrigadas a utilizar como referência os textos de Conceição Evaristo, autora consagrada no Brasil. “Não haverá pontuação diferenciada para as que a citem, mencionem ou se embasem na vida ou obra da escritora”, afirma a Fundação Palmares.
Poderão participar do concurso todos os cidadãos brasileiros natos ou naturalizados, de qualquer faixa etária e que residem no país. Interessados menores de 18 anos devem anexar em sua inscrição, até a próxima segunda (25), a autorização de participação assinada pelo responsável legal, com firma reconhecida em cartório.
Detentores de direitos autorais de escritores já falecidos também podem participar do concurso. Para isso, é necessário anexar no “formulário eletrônico os documentos comprobatórios de tal direito”.
Leia também: Luísa Sonza anuncia término de namoro com Chico Veiga
REDES SOCIAIS