De acordo com um levantamento do Instituto Datafolha divulgado nesta quarta-feira (18), 69% dos brasileiros acham a democracia a melhor forma de governo, uma queda de 10% se comparado com o resultado de 2022.
Para 8%, em circunstâncias específicas, a ditadura é a melhor opção, aumento de três pontos percentuais. Para outros 17%, não há diferença entre democracia e ditadura. Cerca de 6% não souberam responder.
Em comparação com a pesquisa anterior, divulgada em março, os números não apresentaram grandes alterações. As variações se mantiveram dentro da margem de erro.
Segundo o Datafolha, entre os que cursaram ensino superior, o apoio à democracia chega a 87%. Esse índice cai para 56% entre os que só possuem o ensino fundamental.
Leia também: IPVA 2025 tem valores divulgados em São Paulo nesta quarta-feira (18)
A democracia tem a preferência de 80% dos eleitores com renda maior que cinco salários mínimos. Para os que recebem até dois mínimos, a taxa cai para 61%.
A pesquisa divulgada hoje também mostra que os homens apoiam mais a democracia que as mulheres (74% a 64%).
Ainda de acordo com o Datafolha, para 52% dos brasileiros não há hipótese de volta da ditadura. Cerca de 21% acreditam que há uma pequena chance de isso ocorrer e outros 21% vêem uma grande possibilidade do retorno da ditadura.
A pesquisa foi feita nos dias 12 e 13 deste mês e ouviu 2.002 eleitores de 113 municípios brasileiros. O levantamento tem uma margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Assista à matéria sobre o tema que foi ao ar esta quarta-feira (18) no Jornal da Tarde:
Leia também: Dólar opera em alta e chega a R$ 6,15 com pacote fiscal e decisão do Fed no radar
REDES SOCIAIS