Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução | Twentieth Century Fox
Reprodução | Twentieth Century Fox

O Oscar, a premiação mais importante do cinema, tem a sua 96ª edição marcada para o dia 10 de março, em Los Angeles, nos Estados Unidos. A cerimônia promete selecionar os melhores filmes, produtores e artistas do último ano.

A primeira cerimônia do Oscar ocorreu em maio de 1929, e durou algo em torno de 15 minutos. Hoje, a Academia já entregou mais de 3 mil prêmios para diferentes nomes da indústria cinematográfica, desde atores e diretores, até compositores e produtores de efeitos visuais.

O número máximo de estatuetas que um filme ganhou até hoje foi 11.

Saiba quais são os cinco filmes mais premiadores da história do Oscar:

1 - Titanic (1997)

O maior vencedor da história do Oscar é o Titanic. Inspirado em uma história real, a obra fala sobre uma aristocrata de 17 anos que se apaixona por um artista a bordo do luxuoso e desafortunado Titanic.

Ao todo, a produção que mostra o romance entre Jack (Leonardo DiCaprio) e Rose (Kate Winslet) venceu, em 1998, 11 das 14 estatuetas pelas quais estava concorrendo.

O filme levou categorias como Melhor Canção Original pelo clássico “My Heart Will Go On”, Melhor Filme e Melhor Direção, entre outras.

Reprodução | IMDB

2 - Ben-Hur (1959)

Dirigido por William Wyler, o longa acompanha um mercador judeu que acaba sendo condenado por um amigo a viver como escravo. A produção de 1959 empata com Titanic no número de estatuetas conquistadas.

Na edição de 1960, o filme norte-americano ganhou 11 das 12 categorias, incluindo Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Ator, para Charlton Heston, e Melhor Ator Coadjuvante, para Hugh Griffith. 

Reprodução | IMDB

3 - O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei (2003)

Terceiro filme da trilogia “O Senhor dos Anéis”, a produção é baseada na obra de J. R. R Tolkien, “O Retorno do Rei”. A conclusão da franquia fez um feito impressionante na edição de 2004 do Oscar, e venceu as todas as 11 categorias nas quais concorreu.

O filme conquistou categorias como Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Roteiro Adaptado, Melhores Efeitos Visuais, Melhor Direção de Arte, Melhor Figurino e Melhor Canção Original, com “Into the West”, entre outros.

Reprodução | IMDB

4 - West Side Story - Amor Sem Barreiras (1961)

A adaptação do musical de 1957 explora o amor proibido e a rivalidade entre os Jets e os Sharks, dois gangues de rua de adolescentes de diferentes origens étnicas. O filme, de 1961, venceu 10 das 11 indicações.

No Oscar de 1962, a obra levou as seguintes categorias: e Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Ator Coadjuvante, para George Chakiris, Melhor Atriz Coadjuvante, para Rita Moreno, Melhor Direção de Arte e Melhor Trilha Sonora.

Reprodução | IMDB

5 - ...E o Vento Levou (1939)

Fechando a lista dos cinco filmes mais premiados, “E o Vento Levou”, de 1939, foi indicado em 13 categorias, conquistando 10 delas — além de dois prêmios honorários.

O sucesso levou as estatuetas de Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Atriz, para Vivien Leigh, e Melhor Atriz Coadjuvante, para Hattie McDaniel.

“Uma mulher manipuladora e uma truhan embarcam em um romance turbulento durante a Guerra Civil Americana e o período da Reconstrução”, diz a sinopse do filme.

Reprodução | IMDB

Oscar 2024

Nesta edição, "Oppenheimer" lidera as indicações e concorre em 13 categorias, incluindo as principais, como: Melhor Filme, Melhor Direção e Melhor Roteiro Adaptado.

A produção conta a história de J. Robert Oppenheimer, físico norte-americano que chefiou, durante a Segunda Guerra Mundial, o ‘Projeto Manhattan’, empreendimento de pesquisa que desenvolveu as primeiras armas nucleares do mundo. A partir disso, Oppenheimer passou a ser conhecido como “pai da bomba atômica”.

O filme recebeu uma indicação a mais do que Barbie. A obra sobre a boneca famosa disputa nas categorias: Melhor Filme, Melhor Atriz Coadjuvante (America Ferrera), Melhor Roteiro Adaptado (Greta Gerwig e Noah Baumbach), Melhor Canção Original (“What Was I Made For”, de Billie Eilish e Finneas, além de “I’m Just Ken”), Melhor Figurino e Melhor Design de Produção.

Outro forte concorrente é "Pobres Criaturas", que tem 11 chances de ganhar um Oscar. Veja a lista de indicados aqui.