Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: Dale Robinette / Divulgação
Foto: Dale Robinette / Divulgação

O Oscar, a premiação mais importante do cinema, tem a sua 96ª edição marcada para o dia 10 de março, em Los Angeles, nos Estados Unidos. A cerimônia promete selecionar os melhores filmes, produtores e artistas do último ano.

A primeira cerimônia do Oscar ocorreu em maio de 1929, e durou em torno de 15 minutos. Hoje, a Academia já entregou mais de 3 mil prêmios para diferentes nomes da indústria cinematográfica, desde atores e diretores, até compositores e produtores de efeitos visuais.

Leia mais: Oscar: Conheça os cinco filmes mais premiados de todos os tempos

Ao longo dos anos, diversos filmes, atores e atrizes fizeram história da premiação. O Oscar é sempre recheado de momentos marcantes, como os discursos, looks e, claro, os ganhadores.

Mas você sabe as produções que mais receberam indicações e fizeram história no Oscar? Relembre:

"A Malvada" (1950)

Estrelado por Bette Davis, o filme A Malvada, do diretor Joseph L. Mankiewicz (Cleópatra), foi o grande destaque da 23ª edição do Oscar. A produção recebeu ao todo 14 indicados, quebrando o recorde e se tornando a obra com o maior número de nomeações.

Na premiação, “A Malvada” venceu 6 das 14 categorias, sendo elas: Melhor Filme, Direção, Ator Coadjuvante (George Sanders), Figurino, Som e Roteiro.

Segundo a sinopse oficial, “na noite de entrega do prêmio Sarah Siddons, todas as atenções se voltam para Eve Harrington (Anne Baxter). Utilizando o flashback, a vida de Eve é revelada, desde quando conheceu e foi contratada como secretária de Margo Channing (Bette Davis), uma grande estrela da Broadway, até ela mesma alcançar o estrelato.

Reprodução | IMDb

"Titanic" (1997):

Assim como o filme de 1950, “Titanic” também recebeu 14 indicações. Inspirado em uma história real, a obra fala sobre uma aristocrata de 17 anos que se apaixona por um artista a bordo do luxuoso e desafortunado Titanic.

Além de estar na lista dos filmes com o maior número de nomeações na premiação, “Titanic” é o recordista de mais estatuetas vencidas. Ao todo, a produção que mostra o romance entre Jack (Leonardo DiCaprio) e Rose (Kate Winslet) venceu, em 1998, 11 estatuetas.

O filme levou categorias como Melhor Canção Original pelo clássico “My Heart Will Go On”, Melhor Filme e Melhor Direção, entre outras.

Foto: Paramount Pictures e Twentieth Century Fox

“La La Land” (2016):

Também com 14 indicações, o filme mais recente da lista é o musical “La La Land”. Protagonizado por Emma Stone e Ryan Gosling, a produção foi um grande sucesso da 89ª edição do Oscar.

O filme saiu como o maior vencedor daquela noite, com seis prêmios: atriz, diretor, música original, trilha sonora, fotografia e design de produção.

A edição ficou marcada pela confusão na entrega do prêmio de “Melhor Filme”. Os apresentadores Faye Dunaway e Warren Beatty anunciaram o vencedor errado. Os atores apresentavam a categoria mais importante da noite e disseram que "La La Land" havia levado a estatueta, no entanto, foi um grande erro.

“Moonlight” foi escolhido como o melhor filme do Oscar naquela edição.

A sinopse de “La La Land” diz “ao chegar em Los Angeles o pianista de jazz Sebastian (Ryan Gosling) conhece a atriz iniciante Mia (Emma Stone) e os dois se apaixonam perdidamente. Em busca de oportunidades para suas carreiras na competitiva cidade, os jovens tentam fazer o relacionamento amoroso dar certo enquanto perseguem fama e sucesso.

Reprodução | IMDb

Oscar 2024

Nesta edição, "Oppenheimer" lidera as indicações e concorre em 13 categorias, incluindo as principais, como: Melhor Filme, Melhor Direção e Melhor Roteiro Adaptado.

A produção conta a história de J. Robert Oppenheimer, físico norte-americano que chefiou, durante a Segunda Guerra Mundial, o ‘Projeto Manhattan’, empreendimento de pesquisa que desenvolveu as primeiras armas nucleares do mundo. A partir disso, Oppenheimer passou a ser conhecido como “pai da bomba atômica”.

“Oppenheimer” recebeu uma indicação a mais do que Barbie. A obra sobre a boneca famosa disputa nas categorias: Melhor Filme, Melhor Atriz Coadjuvante (America Ferrera), Melhor Roteiro Adaptado (Greta Gerwig e Noah Baumbach), Melhor Canção Original (“What Was I Made For”, de Billie Eilish e Finneas, além de “I’m Just Ken”), Melhor Figurino e Melhor Design de Produção.

Leia também: Oscar 2024: Academia anuncia performances de Ryan Gosling, Billie Eilish e mais

Outro forte concorrente é "Pobres Criaturas", que tem 11 chances de ganhar um Oscar. Veja a lista de indicados aqui.