Quais são as boas de junho? Veja as dicas de agendas culturais em São Paulo
Programação até 30 de junho inclui a 5ª Parada Preta, Arraiá das Quebradas, no Museu das Favelas, e Mel Duarte celebrando cinco anos do álbum "Mormaço" no Centro de Culturas Negra
20/06/2024 10h33
Até o final do mês, São Paulo promete uma agenda cultural diversa e agitada, com opções para todos os gostos. Entre os destaques, a 5ª Parada Preta, celebrando o orgulho LGBTQIAPN+; o Arraiá das Quebradas, no Museu das Favelas; e Mel Duarte comemorando cinco anos do álbum "Mormaço" no Centro de Culturas Negras. Todas essas três ações são gratuitas. A programação se estende por várias regiões da cidade, oferecendo música, poesia, festas juninas e eventos de resistência e inclusão cultural.
Mel Duarte no Centro de Culturas Negras
No dia 22 de junho, Mel Duarte celebra cinco anos do álbum "Mormaço - entre outras formas de calor" com uma apresentação gratuita no Centro de Culturas Negras, na Zona Sul de São Paulo.
Endereço: Rua Arsênio Tavolieri, 45 - Jabaquara, São Paulo - SP, 04321-030
Museu das Favelas promove Arraiá das Quebradas
No Museu das Favelas, três atividades ganham destaque: no dia 22 de junho, às 14h, a Festa de Favela, com o tema “Vozes Diversas”, chega para celebrar a diversidade artística, de gênero e sexualidade das quebradas. A programação inclui música, graffiti, slam e batalhas de rimas. Artistas como Daniel, Naiá Curumim, Kalef Castro, DJ Igonna, Jupi77er e Batalha da Matrix se apresentarão. Na semana seguinte, no dia 29, das 12h às 17h, o clima é de celebração junina e o "Arraiá das Quebradas" terá show da banda Forró Vila do Sossego e venda de comidas típicas de organizações locais e empreendedores periféricos. Pra fechar o mês, no dia 30, das 13h às 17h30, acontece o “Samba do Novo Nego Véio”. Tem opção pra todo mundo se divertir!
Endereço: Avenida Rio Branco, 1269 - Campos Elíseos, São Paulo
Coletivo AMEM realiza a 5ª edição da Parada Preta 2024
O Coletivo AMEM realiza a 5ª edição da Parada Preta 2024, em parceria com Casa 1 e BATEKOO, entre os dias 23 e 30 de junho. Com o tema "Aquilombar é Cura", evento começa no dia 23 de junho com atividades formativas na Casa 1 e se estende por toda a semana, com encerramento no dia 30 de junho. Nessa data, a partir das 13h, o trio da Parada Preta toma a região da República para celebrar o orgulho da comunidade preta LGBTQIAPN+, percorrendo as ruas do centro de São Paulo. A Parada Preta contará com a participação de artistas como Bixarte, Sodomita, Urias, Erica Malunguinho, artistas da Cultura Ballroom entre outras importantes figuras da comunidade negra LGBTQIAPN+.
Endereço Casa 1: R. Adoniran Barbosa, 151 - Bela Vista, São Paulo - SP
CCBB Educativo – Arte e Cultura é dica para pais e filhos
Nos últimos finais de semana de junho, 22, 23, 29 e 30/06, o CCBB Educativo, que abraça em suas atividades pais e filhos, promove diversas atividades gratuitas, incluindo: "Encontro de Professores - Literatura e o Discurso sobre Subdesenvolvimento", "Sensorial Estúdio - Tem gente com fome", "Oficina Integrada - Você tem fome de quê?", "Som em Cena - O tropical eterno", "Contação de histórias - Conto um Conto", "Mediação de leitura - Que Livro é esse?" e "Oficininha de Parangolés".
Endereço: Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico – SP
"É TUDO NOSSO" destaca produção cultural de quebrada
A mostra "É Tudo Nosso! Nutrindo nossos sonhos" acontece no dia 30/06, das 15h às 21h, no Espaço Cultural CITA. O evento, parte do projeto "É Tudo Nosso", contará com uma programação plural que inclui apresentações musicais de Ludmila Lima e Kayme, intervenções artísticas de Heven, Kayme e Isra, e performances poéticas de Floreny, Luali e Rhasna Neves. Todas as apresentações refletem a resistência e criatividade da periferia, com foco em artistas mulheres e pessoas não binárias. A entrada é gratuita e a classificação é livre.
Endereço: Rua Aroldo de Azevedo, nº 20 - Jardim Bom Refúgio, SP
Pajuball 2024: Cultura Ballroom na Casa Natura Musical
O Coletivo AMEM, em parceria com a Casa Natura Musical, apresenta a quinta edição da Pajuball, celebrando a Cultura Ballroom como parte da semana do orgulho LGBTQIAPN+. O evento acontece no dia 29 de junho de 2024, das 21h às 4h, na Casa Natura Musical.
Endereço: Rua Artur de Azevedo, 2134 - Pinheiros
Leia também: Cantor Chrystian, da dupla com Ralf, morre aos 67 anos em São Paulo
Nina Camillo na Casa de Cultura Odette
No próximo dia 29, a cantora e compositora Nina Camillo faz pocket show na Casa de Cultura Odette. A apresentação faz parte do evento "Sentir - Vivências nos Mudam", promovido pelo canal Histórias de Terapia - projeto, idealizado por Alexandre Simone e Lucas Galdino, é conhecido por suas sessões íntimas onde pessoas compartilham suas experiências de vida enquanto realizam tarefas cotidianas, como lavar a louça. A iniciativa visa promover a vulnerabilidade e a conexão humana por meio de relatos pessoais e emocionantes.
Endereço: Rua Rui Barbosa, 663, Bela Vista, São Paulo, SP
Canto das Ditas CEU Inácio Monteiro
O espetáculo "Canto das Ditas", celebrando a história e vivência das mulheres de Cidade Tiradentes através de gestos, música, canto e narrativas, acontece no CEU Inácio Monteiro no dia 22 de junho, de forma completamente gratuita, a partir das 19h. Organizado pelas Filhas da Dita, espetáculo promete uma noite de celebração, reflexão e conexão com a ancestralidade.
Endereço: Rua Barão Barroso do Amazonas, s/n - Conj. Hab. Inácio Monteiro, São Paulo – SP
Festa Junina na Ocupação Ouvidor 63
O Centro Cultural Ocupação Ouvidor 63, localizado no coração de São Paulo, se transformará em palco para a celebração de uma das mais ricas tradições culturais brasileiras: o São João. Durante todas as sextas-feiras de junho (e também julho) sempre às 19h30, o espaço receberá uma programação especial que promoverá a música e a dança de raízes nordestinas. O evento contará com shows de Caetana, Alessandra Leão, Bruna Alimonda, DJ Vibra e Yan Horla. O icônico “Som na Rural”, com sua colorida e iluminada Jeep Rural Willys 69, será palco para as apresentações. Este automóvel, recentemente declarado Patrimônio Cultural Imaterial do Recife, realiza apresentações de bandas e artistas, além de debates sobre cultura, comunicação e cidadania. Em São Paulo, o “Som na Rural” promete trazer a mesma energia, com estrutura de som, luz e cenografia típica das festas juninas.
Endereço: Rua do Ouvidor, 63 - Sé, São Paulo - SP, 01003-000
DICA EXTRA: Festival Photothings 2024
O Festival Photothings 2024, em sua 4ª edição, retorna com a proposta de estimular a produção fotográfica nacional, proporcionando uma plataforma inclusiva e diversificada para artistas visuais de todo o Brasil. As inscrições estão abertas até o dia 23 de julho.
Leia também: 'Estação Livre' conversa com Xenia França e homenageia Zezé Motta, Alcione e Clube da Esquina
REDES SOCIAIS