Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: Jovem Rain
Foto: Jovem Rain

O Museu das Favelas, localizado em São Paulo, anunciou a exposição ‘Funkeiros Cults’, que entra em cartaz a partir desta sexta-feira (12), considerado o Dia Nacional do Funk.

Leia mais: “Game of Thrones & HOTD Experience”: exposição mergulha no universo das séries em SP

A mostra com entrada gratuita, que ocupa pela primeira vez um dos andares superiores do equipamento cultural, apresenta uma abordagem artística contemporânea, tendo como protagonista a cultura do funk.

A curadoria é feita por Dayrel Teixeira, do coletivo Funkeiros Cults, que traz uma visão autêntica da arte e cultura emergentes em um cenário marcado por ocupações e conflitos de facções. A exposição tem a co-curadoria de Leandro Mendes, artista visual e coordenador do Núcleo de Educação do Museu das Favelas.

Estamos felizes em compartilhar a abertura da exposição ‘Funkeiros Cults’, uma mostra que dá protagonismo ao funk, explorando diversas questões que fazem parte do cotidiano da juventude periférica. Nessa exposição, o Funkeiros Cults reúne literatura, funk e obras que recriam pinturas clássicas a partir da estética do funk. Essa ocupação será uma oportunidade para o público ter um outro olhar sobre a cultura do funk, partindo da união entre arte e periferia de forma autêntica”, celebra Natália Cunha, diretora do Museu das Favelas.

A mostra é organizada em quatro eixos: “Território”, que explora a vida cotidiana e as conquistas dos jovens do bairro Compensa, na periferia de Manaus; “Arte”, com recriações de pinturas clássicas utilizando a estética do funk, imaginando ícones da arte como jovens periféricos; “Identidade”, com imagens que apresentam o funk como um estilo de vida, e “Literatura”, que faz uma síntese de passagens literárias icônicas em forma de imagens de estética jovem periférica.

O público poderá conferir as obras inéditas, em grandes formatos, além de vídeos produzidos pelo coletivo, especialmente para essa exposição. Além disso, haverá um cenário instagramável para o público se conectar com o universo autêntico dos Funkeiros Cults.

Serviço

Exposição Funkeiros Cults

Data: de 12 de julho, às 11h, até 29 de setembro

Sala Expositiva – 1º andar

Local: Museu das Favelas

Horário: terça a domingo, das 10h às 17h (com permanência até as 18h)

Entrada gratuita

Leia também: ‘We Live in Time’: filme estrelado por Andrew Garfield e Florence Pugh ganha trailer