Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução | TV Cultura
Reprodução | TV Cultura

O Roda Viva desta segunda-feira (29) recebe a escritora espanhola Rosa Montero.

Durante o programa, a autora diz que cada livro dela lido no Brasil é como um “presente de Natal”.

Há uma escritora argentina, que já é espanhola porque mora aqui na Espanha há muito tempo, chamada Clara Obligado, que tem um livro de ensaios no qual faz esta conta: se alguém ler um livro por semana dos oito anos de idade até os 80, lerá apenas três mil livros na vida. Três mil livros! Que não são nada! Então, depois de pensar nisso, com a quantidade de livros que existe, que alguém escolha um livro meu, ainda por cima traduzido, num lugar distante, me parece um presente maior e uma sorte maior do que ganhar na loteria”, argumenta.

O tema surge com uma pergunta de Vera Magalhães, que trata da uma possível redescoberta do trabalho da escritora no Brasil depois do período de pandemia.

Ser lida é mágico. Ser lida me dá vida, ser lida me une ao mundo. Isso das traduções é algo caótico. Você nunca sabe quando será traduzida, quando te traduzir e te leem, quando te traduzem e não te leem. Há muitos anos eu era muito lida no Brasil, de repente os leitores desapareceram, e agora isso [redescoberta de seus livros] é como um presente do céu”, diz Rosa.

Participam da bancada de entrevistadores Adriana Ferreira Silva, jornalista e escritora; Daniela Arrais, jornalista e sócia-fundadora da Contente.vc; Fernanda Diamant, editora da Fósforo e sócia da Megafauna Livraria; Paulo Werneck, apresentador do podcast 451 MHZ; e Ruan de Sousa Gabriel, repórter do jornal O Globo.

Assista ao programa na íntegra:

Com apresentação de Vera Magalhães, o programa inédito vai ao ar ao vivo a partir das 22h na TV Cultura, no site da emissora, no app Cultura Play e nas redes sociais X (o antigo Twitter), YouTube, Tik Tok e no Facebook.