Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Montagem | TV Cultura
Montagem | TV Cultura

Allan Souza Lima é um dos selecionados para concorrer como "Melhor Ator" no Grande Prêmio Otelo do Cinema Brasileiro. A cerimônia de premiação está marcada para a próxima quarta-feira (28), no Rio de Janeiro.

Na categoria "Melhor Ator de Série de Ficção para TV Aberta, TV Paga ou Streaming", Allan irá disputar o troféu com Gabriel Leone, Fábio Assunção, Marco Nanini, Bruno Mazzeo e Julio Andrade. 

Interpretando o personagem Ubaldo, o protagonista da série 'Cangaço Novo' elenca os desafios do trabalho lançado em 2023 e destaca a importância de produções que exploram perspectivas fora do eixo Rio-São Paulo. Isso porque restringir artistas, roteiristas e histórias das demais localidades do Brasil, além de ser prejudicial para a diversidade cultural, pode gerar projetos com visões limitadas, preconceituosas e estereotipadas. 

"Ubaldo foi um papel que me proporcionou crescimento artístico e pessoal, não apenas pela dedicação física e mental exigida, mas também por desafiar meus limites individuais. 'Cangaço Novo' dá voz a narrativas que vão além do principal centro de produção cultural do país, no caso, Rio e São Paulo", afirma o ator.


Leia também: Show de Tim Maia no Bem Brasil será reexibido na TV Cultura nesta sexta (23)

Com uma trajetória marcada por versatilidade, Allan já atuou em três idiomas. Tendo explorado o espanhol em 'A Cabeça de Gumercindo Saraiva' e, recentemente, o francês, no filme 'La Salamandre'.

Com formação pela Casa das Artes de Laranjeiras (CAL), o ator é também sócio da Ikebana Filmes e participou de trabalhos na TV como 'Caminho das Índias' (2009), 'Avenida Brasil' (2012), 'Órfãos da Terra' (2019) e 'Amor Perfeito' (2023). No cinema, estão projetos como 'A Menina que Matou os Pais/O Menino que Matou Meus Pais' (2021), e no teatro, 'Raimunda, Raimunda' (2013) e 'Paixão de Cristo de Nova Jerusalém' (2024).

Allan, que já levou para casa trinta e cinco estatuetas, entre elas o Kikito de Ouro na categoria "Melhor Ator" no Festival de Gramado 2016, agora concorre no Prêmio Grande Otelo pela série do Prime Video.


Leia também: Festival de Cinema de Gramado: "Oeste Outra Vez" e "Estômago 2" são os grandes vencedores