Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Montagem/TV Cultura | Fotos: Cleones Ribeiro e Jair Magri
Montagem/TV Cultura | Fotos: Cleones Ribeiro e Jair Magri

A TV Cultura reapresenta dois grandes momentos do Provocações com Antônio Abujamra nesta quarta-feira (25): as entrevistas com Laura Cardoso, em abril de 2014, e Marcelo Tas, que foi ao ar em dezembro de 2010.

As exibições, a partir da meia-noite, fazem parte da programação dos 55 anos da emissora.

Uma das grandes damas do teatro brasileiro, Laura Cardoso, na época com 86 anos e 72 de carreira, fala em alto e bom som no bate-papo como gosta de ser definida: “Velhinha, não! Eu recuso. É vivida!”.

Ela ainda conta sobre o início de sua carreira e a mudança do nome, comenta a transição do rádio para a TV e dá sua opinião a respeito dos palcos.

Leia também: Roda Viva recebe o ator e diretor Antonio Fagundes nesta segunda-feira (23)

Na edição, Tas relembra seu início de carreira na televisão, em 1983, na TV Gazeta, onde surgiu o repórter politizado e bem-humorado Ernesto Varela, e fala sobre seus personagens de grande sucesso com o público infantil, como Telekid e Professor Tibúrcio, na TV Cultura.

Sobre as semelhanças e diferenças do CQC - atração que o jornalista apresentava na época da entrevista - dos demais humorísticos da televisão brasileira, ele declara: “A nossa matéria-prima não é mulher de biquíni, não é caricatura, não é peruca e nem personagem. Nossa matéria-prima é jornalismo e humor”.

Leia também: "Thunderbolts*": nova adaptação da Marvel ganha primeiro trailer; veja