O Festival do Rio 2024 exibe, a partir desta quinta-feira (3), uma vasta seleção com mais de 300 filmes, tanto nacionais quanto internacionais. O evento na capital fluminense acontece até o dia 13 de outubro e os ingressos individuais já estão disponíveis para compra.
A 26ª edição traz produções aclamadas nos maiores festivais do mundo e indicados ao Oscar. Na Première Brasil, as produções nacionais competem pelo Troféu Redentor, e a mostra traz ainda os aguardados títulos Hors Concours.
Além da venda on-line, também será possível adquirir ingressos durante o festival diretamente nas bilheterias dos cinemas participantes.
O festival conta com sessões especiais e gratuitas, exibições com acessibilidade, mostras paralelas e homenagens. A programação completa pode ser acessada no site oficial.
Entre os destaques do Festival do Rio 2024 está a mostra Panorama Mundial. “Parthenope”, do premiado diretor italiano Paolo Sorrentino, é uma das obras mais aguardadas.
“The Seed Of The Sacred Fig”, dirigido por Mohammad Rasoulof, cineasta iraniano exilado, vencedor do Prêmio Especial do Júri e do Fipresci Award em Cannes e escolhido para representar a Alemanha no Oscar 2024 também está na lista.
O filme foi rodado sob sigilo no Irã, o que resultou na condenação do diretor à prisão, que precisou fugir de seu país, cruzando a fronteira pelas montanhas, para não ser encarcerado.
Já “O Aprendiz”, de Ali Abbasi, retrata a ascensão do magnata Donald Trump nos anos 1970 e 1980, com performances marcantes de Sebastian Stan e Jeremy Strong, e conquistou a crítica após sua estreia em Cannes.
Outra obra aguardada é “O Quarto ao Lado”, vencedor do Leão de Ouro em Veneza e o primeiro filme em inglês de Pedro Almodóvar.
Além disso, o festival traz “Unicórnios”, um drama queer dirigido por Sally El Hosaini e James Krishna Floyd, e estrelado por Jason Patel e Ben Hardy.
Como parte das homenagens, será celebrada a vida e carreira de Christopher Reeve, o eterno Superman, que completaria 72 anos, com a exibição do documentário “Super/Man: A História de Christopher Reeve”, dirigido por Ian Bonhôte e Peter Ettedgui.
Produções de abertura e encerramento
O longa escolhido para a noite de abertura é o drama “Emilia Pérez”, vencedor de dois prêmios no Festival de Cannes 2024 - Melhor Interpretação Feminina, para o quarteto Selena Gomez, Zoe Saldaña, Karla Sofía Gascón e Adriana Paz; e o Prêmio do Júri.
A sessão de gala ocorrerá no dia 3 de outubro, no Cine Odeon, e marcará o início da maratona que ocupará diversas salas da cidade do Rio de Janeiro.
Já “Maníaco do Parque”, realizada pela Santa Rita Filmes, será o longa brasileiro de encerramento, com sessão de gala no dia 12 de outubro, no Odeon.
O filme, dirigido por Maurício Eça, é protagonizado por Giovanna Grigio, no papel da jornalista Elena, e Silvero Pereira, que dá vida ao serial killer brasileiro, o motoboy Francisco, condenado por atacar 23 mulheres e assassinar dez delas, escondendo seus corpos no Parque do Estado, em São Paulo.
Para a Gala de Encerramento Internacional, o Festival do Rio traz ao público “Conclave”, uma adaptação do best-seller homônimo de Robert Harris e centra-se em um dos eventos mais secretos e antigos do mundo: a seleção de um novo Papa.
O filme, protagonizado por Ralph Fiennes, é dirigido por Edward Berger, vencedor do Oscar de Melhor Filme Internacional em 2023 por “Nada de Novo no Front”.
Com a proposta de atualizar o debate sobre inovação no audiovisual, o RioMarket ainda apresenta mesas e masterclasses para o mercado e uma seleção aberta ao público com ingressos gratuitos.
Além de receber pessoas do mercado, a nova sede no Armazém da Utopia, no Cais do Porto, oferecerá programação especial para o público em geral, mediante inscrição prévia on-line, divulgada no site do festival.
REDES SOCIAIS