O Roda Viva desta segunda-feira (21) recebe o jovem escritor francês Édouard Louis.
O convidado lançou recentemente o livro 'Monique se Liberta', pela editora Todavia no Brasil, além de ter sido uma das personalidades de destaque na Festa Literária de Paraty (Flip) de 2024.
Ao ser questionado sobre a responsabilidade como escritor, o entrevistado afirma que a sua função social vai muito além da literatura isolada.
"Eu acho que um escritor que dissesse: 'eu escrevo para os dominados, luto por eles, escrevo sobre eles', e não fizesse nada além disso, seria um mentiroso ou mentirosa", considera o autor.
De acordo com Édouard, a sua prática diária se dá por meio de uma participação ativa, como ir a manifestações de rua, assinar petições, aparecer na televisão para falar do seu trabalho ou ir a escolas e universidades para conversar com os alunos.
"Ninguém luta se apenas escreve, porque nem todos têm acesso à leitura. Nem todos têm acesso à literatura", argumenta.
Leia também: Relembre quem foi João do Rio; homenageado da Flip 2024 foi o autor mais vendido da edição
Participam da bancada de entrevistadores Gabriela Mayer, apresentadora do podcast Café da Manhã, da Folha de S.Paulo, a jornalista e tradutora Marina Della Valle, o advogado e produtor de conteúdo literário Pedro Pacífico, a jornalista e pesquisadora Paula Jacob, e Roberta Martinelli, apresentadora da TV Cultura e da Rádio Eldorado.
Assista ao programa na íntegra:
Com apresentação de Vera Magalhães, o programa vai ao ar a partir das 22h na TV Cultura, no site da emissora, no app Cultura Play e nas redes sociais X (antigo Twitter), YouTube, Tik Tok e Facebook.
Há ainda a participação do cartunista Luciano Veronezi, que ilustra a entrevista em tempo real.
Leia também: Veja livros e autores mais vendidos da Flip 2024
REDES SOCIAIS