Cineasta Vladimir Carvalho morre aos 89 anos em Brasília
Segundo amigos, ele estava internado há três semanas em um hospital em Brasília por causa de problemas renais e não resistiu
24/10/2024 13h50
O cineasta Vladimir Carvalho morreu nesta quinta-feira (24) aos 89 anos. Segundo amigos, ele estava internado há três semanas por causa de problemas renais e não resistiu.
Ao longo da carreira, Vladimir fez parte do cinema novo e produziu obras clássicas do cinema nacional, como O Evangelho Segundo Teotônio, Conterrâneos Velhos de Guerra, Barra 68 e Engenho de Zé Lins. Uma de suas obras mais recentes, o documentário Rock Brasília – Era de Ouro (2011), relembrava o sucesso desse gênero musical na capital do Brasil.
Leia também: Ron Ely, que interpretou Tarzan na década de 1960, morre aos 86 anos nos Estados Unidos
Charlie Puth homenageia Liam Payne com música do One Direction
As mais de 20 obras do artista sobre política e história brasileira levaram Vladimir Carvalho a se tornar um dos nomes mais importantes do cinema do Brasil.
Foram mais de 50 anos dedicados ao cenário cinematográfico brasiliense e brasileiro. O cineasta nasceu em Itabaiana, na Paraíba. Em Brasília, ele foi professor da Universidade de Brasília (UnB) por mais de 20 anos.
O artista ainda fundou a Associação Brasileira de Documentaristas e, em 1994, criou a Fundação Cinememória, que abriga o acervo do artista.
REDES SOCIAIS