No Provoca da última terça-feira (29), o apresentador Marcelo Tas recebeu o chef de cozinha e empresário francês Erick Jacquin.
Durante o programa, o jurado do Masterchef explicou o motivo de ter sido alvo, junto com seu sócio, de mais de 100 processos trabalhistas.
Segundo Jacquin, boa parte das ações são resultado de insatisfações com o fato do chef não ter mandado embora funcionários que queriam deixar o emprego e, ao mesmo tempo, receber o Fundo de Garantia.
“É o esporte nacional brasileiro. O cara pode ser um excelente funcionário, pode ser tudo de bom, mas quando ele precisa de dinheiro para fazer outra coisa, ele fala: ‘quero que você me mande embora para pegar o Fundo de Garantia’ (...) Se eu não mando embora, o cara fala: ‘tudo bem, então eu vou foder o teu trabalho, vou foder a tua cozinha'”, comenta.
Leia também: “Tinha uma família de ratos": Jacquin revela qual foi o pior restaurante do 'Pesadelo na Cozinha
De acordo com o cozinheiro, o modelo atual do FGTS “mata o profissionalismo do funcionário no Brasil”.
Apesar das contradições apontadas por Jacquin na Carteira de Trabalho, o chef francês não nega que alguns dos processos foram originados por momentos de fúria em cozinhas de seus restaurantes. Ele afirma que, atualmente, está bem mais “suave”.
“Hoje eu não grito mais, eu não converso mais. Sou um bebê”, diz.
Assista ao programa completo:
O Provoca é apresentado por Marcelo Tas e vai ao ar às terças, às 22h, na TV Cultura, no aplicativo Cultura Play, site oficial da emissora e canal do programa no YouTube.
Leia também: Jacquin: "Se eu começar a falar bem português, vou precisar abaixar o preço"
REDES SOCIAIS