O Sonora - Festival Internacional de Compositoras realiza o lançamento, nesta quarta-feira (27), às 19h30, de uma plataforma criada para mapear e conectar iniciativas de empoderamento feminino na música em todo o mundo.
A iniciativa será apresentada junto à pesquisa “Iniciativas de empoderamento feminino na música no mundo” no Sesc Palladium, em Belo Horizonte (MG).
Intitulado 'Sonora Conecta', o novo projeto tem parceria com o Ibermúsicas.
Além de promover eventos que celebram a mulher compositora, o Sonora traz como objetivos pesquisar o espaço da mulher na música nacional e promover ações para enfrentar as barreiras de gênero.
Entre os desafios considerados estão questões como visibilidade, oportunidades de trabalho, geração de renda, reconhecimento e segurança das mulheres.
A programação conta com a apresentação da plataforma e dos primeiros resultados do levantamento, assim como a presença e troca de experiências entre as responsáveis de quatro das iniciativas mapeadas na capital mineira: Sofia Cupertino (Residência Venusiana), Manu Ranilla (Pandeiristas e Negras Autoras), Débora Ventura (Truck do Desejo) e Ana Linares (Festival ELAS).
Idealizada e coordenada por Isabella Bretz e realizada em parceria com Deh Muss (criadora do Festival Sonora), a pesquisa começou a ser desenvolvida em 2023 e com foco na Ibero-América.
Foram levantadas ações diversas nos 22 países que fazem parte do bloco. A Ibero-América é uma região do continente americano que compreende os países ou territórios onde o português ou espanhol são as línguas predominantes, incluindo também Portugal e Espanha, que estão no continente europeu.
Pontos levantados
Das 71 iniciativas consideradas no Brasil que visam o empoderamento feminino na música, 49 estão na Região Sudeste.
"Essa concentração sugere que, embora haja iniciativas significativas em vários lugares, há uma grande necessidade de expansão e apoio em outras regiões do país para aumentar a equidade", destacam as organizadoras.
Os projetos mapeados na plataforma Sonora Conecta abrangem abordagens como: Formação, Festival/Mostra, Pesquisa, Selo/Gravadora, Performance, Empresa, Coletivo, Fundo/Bolsa, Criação Artística, Conferência/Simpósio, Espaço Criativo, Podcast, Livro, Filme/Documentário, Premiação e Outros.
Leia também: Billboard Music Awards: premiação anuncia lista de indicados; confira
"Esses dados poderão ser usados para criar parcerias, cooperações e até mesmo circulação de shows e formação das próprias artistas. Pouco a pouco, queremos colocar informações de todos os continentes”, explica Isabella Bretz.
Em seu primeiro ano, o Sonora - Festival Internacional de Compositoras chegou a Portugal e Irlanda, posteriormente marcando presença também na Argentina, Espanha e Uruguai.
Nos anos seguintes, alcançou 74 cidades em 16 países. Deste então, mais de 1000 compositoras se apresentaram nos seus palcos.
Serviço - Lançamento
Data e horário: 27 de novembro, às 19h30
Local: Mezanino do Sesc Palladium, - Rua Rio de Janeiro, 1046. Av. Augusto de Lima, 420 - Belo Horizonte (MG)
Leia também: Dora Morelenbaum apresenta 'Pique', seu primeiro álbum solo
REDES SOCIAIS