O documentário Os Caminhos da Democracia – 1932 - 1977: a história do Movimento Estudantil no Brasil, produzido pelo Jornalismo da TV Cultura, com pesquisa, roteiro e redação do jornalista e professor Gabriel Priolli, conquistou o 1º lugar na categoria Prêmio Especial Democracia, do 41º Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo. A cerimônia de premiação ocorrerá no dia 10 de dezembro em Porto Alegre (RS).
O documentário, que traz uma perspectiva do Movimento Estudantil, destaca os primórdios da luta em 1932, com a morte dos estudantes paulistas Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo (MMDC) em manifestação que precedeu a Revolução Constitucionalista de 32.
Leia mais: Arnaldo Antunes e Socorro Acioli participam do "Entrelinhas" desta nesta sexta-feira (29)
A produção já recebeu também Menção Honrosa no 46º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, um dos mais prestigiados do país, em que concorria na categoria Vídeo.
Sobre o Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo
O Movimento de Justiça e Direitos Humanos (MJDH), com a parceria da Ordem dos Advogados do Brasil - RS (OAB-RS), instituiu, em 1984, o Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo. Desde então, a cada edição anual e de forma ininterrupta, o Prêmio estimula o trabalho dos profissionais de jornalismo na denúncia de violações, pela observância e defesa dos direitos humanos nas sociedades da América do Sul marcadas por enorme desigualdade entre as pessoas e pela deficitária ação de Estado.
O tema do 41º Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo é a “Democracia”. Sem Direitos Humanos não há Democracia; sem Democracia não há Direitos Humanos (Norberto Bobbio).
REDES SOCIAIS