Entretenimento

TikTok restringe filtros de beleza para adolescentes por questões de saúde mental

Rede social anunciou medidas com o objetivo de minimizar os efeitos negativos na autoestima e o aumento da ansiedade entre os jovens


27/11/2024 17h53

O TikTok divulgou que a partir das próximas semanas, usuários menores de 18 anos não poderão utilizar filtros que alterem características faciais, como o tamanho dos olhos e dos lábios, ou modifiquem o tom da pele.

A nova medida tem o objetivo de minimizar os efeitos negativos causados na autoestimas, assim como o aumento da ansiedade entre os jovens.

Leia mais: Virada Sustentável 2024: festival de sustentabilidade realiza 14ª edição em São Paulo

O anúncio foi feito durante o Fórum Europeu de Segurança da empresa, em Dublin, e publicado pela redação europeia do TikTok. A nova medida responde a um relatório da ONG Internet Matters, que apontou que filtros de beleza têm contribuído para uma visão distorcida da realidade, normalizando imagens idealizadas.

A eficácia das medidas dependerá de um controle rigoroso sobre a idade dos usuários. O TikTok esclareceu que os "filtros projetados para serem engraçados" continuarão disponíveis. No entanto, filtros como o Bold Glamour — que suaviza a pele, uniformiza o tom, adiciona cílios longos e afina o rosto — serão restritos.

Leia mais: Após mais de 30 anos, Shuhei Yoshida anuncia saída da PlayStation

O aplicativo também prevê outras mudanças para reforçar a segurança, como fornecer informações mais detalhadas sobre como os filtros podem alterar a aparência. Isso permitirá que os usuários saibam quando efeitos específicos foram aplicados ao conteúdo.

Além disso, o TikTok planeja atualizar os recursos voltados aos criadores de efeitos, promovendo maior conscientização sobre os possíveis impactos negativos e não intencionais que certos filtros podem causar.

Leia mais: Culinária, samba e poesia movimentam espaços culturais em São Paulo; saiba mais

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Câmara da Austrália aprova projeto que proíbe redes sociais para menores de 16 anos

Cerca de 44 mil crianças ficam órfãs de ao menos um dos pais no Brasil, diz pesquisa

13º voo da FAB com brasileiros resgatados do Líbano chega ao Brasil com 150 passageiros

13º salário impulsionará Black Friday 2024, aponta pesquisa do Google

PF deflagra operação contra esquemas criminosos voltados à fraudes bancárias eletrônicas