Entretenimento

Com o pianista Marcelo Bratke, "Momento Musical" estreia na TV Cultura no dia 2 de dezembro

Atração aborda obras de compositores que protagonizaram a formação da música ocidental nos últimos quatro séculos


28/11/2024 14h41

Sem precedentes na história da televisão brasileira, a série “Momento Musical” estreia no dia 2 de dezembro na TV Cultura e nas redes sociais da emissora.

Com idealização e roteiro do pianista Marcelo Bratke e da artista visual Mariannita Luzzati, além de direção de Marcos Rombino, a atração leva ao grande público 30 mini episódios, de dois minutos cada, distribuídos em horários diversos, contando histórias e mostrando obras de 30 grandes compositores que protagonizaram a formação da música ocidental nos últimos quatro séculos.

Com um formato atemporal, desenhada para um público de todas as idades, origens sociais e culturais, a produção combina imagens externas com cenas de performances interpretadas por Bratke ao piano.

Leia também: CCXP24 anuncia Edgar Vivar, o Senhor Barriga de “Chaves”, como uma das atrações

"Nos últimos anos tenho sentido a necessidade de ampliar o alcance da música de concerto para novos públicos, democratizando os benefícios da música. Percebi então que, para isso, deveria atualizar e “informalizar” os personagens destes gênios da música clássica, transportando-os para os tempos de hoje, para criar empatia e interesse com o grande público", expõe o pianista.

Saiba quem são os 30 compositores que serão retratados nos episódios:

Bach;

Mozart;

Beethoven;

Robert Schumann;

Clara Schumann;

Brahms;

Liszt;

Chopin;

Tchaikovsky;

Debussy;

Satie;

Gershwin;

Villa Lobos;

Ernesto Nazareth;

Scarlatti;

Handel;

Wagner;

Mahler;

Mendelssohn;

Carlos Gomes;

Scriabin;

Prokofiev;

Rachmaninov;

Ravel;

Schoenberg;

Alban Berg;

Anton Webern;

Claudio Santoro;

Chiquinha Gonzaga.

Leia também: Exposição sobre 'Friends' estreia nesta quinta (28); veja valores e espaços

Sobre Marcelo Bratke

Nesta última década, Bratke tem se apresentado nas mais prestigiadas salas de concerto do mundo, como o Carnegie Hall, o Festival de Salzburg, o Queen Elizabeth Hall, o Konzerthaus de Berlim e o Suntory Hall em Tóquio. Além de sua carreira como pianista e maestro, vem realizando nos últimos anos diversos programas sobre a música de concerto para a rádio e a televisão brasileiras.

Nascido em São Paulo, em 1960, iniciou seus estudos de piano aos 14 anos com Zelia Deri e, por consequência de uma grave deficiência visual - 7% de capacidade visual em seu olho esquerdo e 2% no direito -, não era capaz de ler partituras, o que fez com que desenvolvesse um método próprio para aprender as obras musicais, com base na memória auditiva.

Um ano mais tarde, estreou com a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) sob a regência do maestro Eleazar de Carvalho, tornando-se foco de interesse da imprensa e recebendo pela sua primeira performance pública o Prêmio Revelação da APCA.

Dentre os prêmios que acumulou em sua carreira, figuram: o primeiro prêmio do Concorso Internazionale di Musica Città di Tradate, na Itália; Prêmio Carlos Gomes; 14th Brazilian International Press Award; Sarajevo Winter Festival Award; Ordem do Mérito Cultural 2017 e Prêmio Cidadão São Paulo 2019. Seu álbum dedicado a Ernesto Nazareth foi eleito pelo jornal britânico The Daily Telegraph como uma das 168 melhores gravações de música clássica de todos os tempos.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

São Paulo pode registrar chuvas fortes nesta quinta-feira (28); veja a previsão

Quando entra em vigor a isenção de IR para quem ganha até R$ 5 mil?

Mais de 30% das cidades pelo Brasil contam com pelo menos um lixão a céu aberto, aponta IBGE

Dólar chega a R$ 5,99 e Ibovespa recua após anúncio de pacote fiscal

Incêndio atinge loja de eletrônicos na Galeria Pagé, no centro de São Paulo