Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação | Globoplay
Divulgação | Globoplay

Após o espiral de polêmicas no qual o filme ‘Emilia Pérez’ se envolveu nas últimas semanas, revistas norte-americanas como Variety e Entertainment Weekly classificaram o longa ‘Ainda Estou Aqui’ como favorito na disputa por um Oscar.

Depois de tuítes de teor racista e xenofóbico de Karla Sofía Gascón, protagonista de 'Emilia Pérez', serem descobertos recentemente, o filme de 13 indicações ao prêmio de maior prestígio do cinema parece ter perdido um pouco do favoritismo, segundo publicações tradicionais dos EUA.

De acordo com uma matéria de previsões do Oscar da Entertainment Weekly, publicada nesta terça-feira (4), Karla desperdiçou "de forma espetacular" seu potencial com a acusação de ataques vindos de pessoas que trabalham com Fernanda Torres e os tuítes antigos resgatados.

“Os fãs brasileiros de Torres representam um setor poderoso das redes sociais e, em grande parte, fizeram lobby contra Gascón mesmo antes que os posts do passado da atriz ressurgissem; essa mesma paixão e orgulho por um deles também podem ser encontrados na categoria de Melhor Filme da Academia, onde o filme de Torres, ‘Ainda Estou Aqui’, marcou pontos suficientes na cédula preferencial para entrar na categoria”, diz o texto.

Leia também: 'Ainda Estou Aqui' ganha novas datas de estreia na América Latina e Europa

Ainda de acordo com a publicação, a “boa vontade” dos votantes pode estar a favor da brasileira para garantir sua vitória contra Demi Moore (‘A Substância’), favorita da categoria

“Nesta etapa [o Oscar] pode ir para qualquer lado, mas, se há algo que a temporada do Oscar nos ensinou, é ir com a escolha menos convencional quando somos forçados a escolher entre lógica ou disrupção”, completa a publicação, que também aponta o longa dirigido por Walter Salles como favorito à estatueta de “Melhor Filme Internacional”.

A Variety também indica as polêmicas envolvidas pela protagonista de ‘Emilia Pérez’ como um obstáculo na corrida pelo prêmio de “Melhor Filme Internacional”.

"À medida que o ímpeto do filme aumentava, Gascón enfrentou uma reação visceral após postagens ofensivas antigas nas redes sociais ressurgirem (...) a temporada de premiações geralmente reflete a política: quando o 'candidato principal' tropeça, toda a campanha pode desmoronar”, escreveu.

Leia também: Karla Sofía Gascón volta a se pronunciar sobre polêmicas: “Estão tentando me cancelar”