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Reprodução/Instagram
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O ex-jogador de futebol Michel Bastos usou as redes sociais para relatar um caso de racismo sofrido por ele em um supermercado no último domingo (21). Em vídeo, Bastos, que já jogou no Palmeiras, Sport e América Mineiro, contou que foi confundido com entregador de aplicativo em unidade da St. Marche, em Alphaville, São Paulo.

"Essa não foi a primeira vez que aconteceu, por isso me indignou. Já é a terceira vez que eu chego no caixa e a primeira questão é essa, perguntam para mim se eu sou entregador", disse. Bastos ainda ressaltou que outros clientes não tiveram o mesmo tratamento: Hoje, não tinha ninguém, só um senhor atrás de mim. Esperei só para ver qual seria a pergunta para esse senhor que estava atrás. Simplesmente ela não fez a mesma pergunta para ele. Perguntou se ele era cliente St. Marche e se queria CPF na nota".

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"Nada contra os entregadores, é um emprego digno como qualquer outro [...] Isso me indignou pelo simples fato de querer saber porque para mim é diferente. Não é a primeira vez, é a terceira vez no mesmo supermercado", finalizou o ex-jogador. 

A rede St. Marche foi procurada pelo site da Cultura para falar sobre o assunto, mas não retornou até o momento de publicação da matéria.

Confira o vídeo publicado por Michel Bastos:

Atualização

Em nota, a rede St. Marche disse lamentar o ocorrido e que o CEO Bernardo Ouro Preto entrou em contato com o jogador para pedir desculpas. "Repudiamos qualquer forma de discriminação", reitera o texto.

Confira a íntegra da nota:

O St Marche é uma rede de supermercados de bairro com 20 lojas na Capital e Grande São Paulo. Viemos, por meio desta nota, manifestar o nosso repúdio ao comportamento inadequado que ocorreu em nossa loja em Alphaville, no último domingo (21).

O Grupo cumpre uma série de requisitos em seu Código de Conduta e política de Não Discriminação, sendo uma marca com selo GPTW (great place to work), onde o quesito Diversidade teve a nota máxima nesta pesquisa . Isso reflete a nossa cultura e valores deque todos devem ser tratados com respeito e igualdade. E, cada vez mais, estamos engajados em melhorar nossas politicas e aplicar treinamentos de conscientização junto aos nossos colaboradores e parceiros para que situações como essa não ocorram mais.

Lamentamos o ocorrido e, no mesmo dia, o CEO da Rede, Bernardo Ouro Preto, entrou em contato, pessoalmente, com Michel Bastos para pedir desculpas pela ocorrência pontual na unidade de Alphaville.

Mais uma vez nós repudiamos qualquer forma de discriminação. Esse triste episódio não representa os valores e princípios do St Marche. Nós já estamos reforçando nossos treinamentos, em especial nesta loja. Não vamos admitir nenhuma forma de desrespeito seja com cliente, colaboradores ou parceiros.