Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação/CBF
Divulgação/CBF

Nesta terça-feira (18), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou uma nova divisão para o futebol feminino. O início do Campeonato Brasileiro Feminino A-3 está previsto para 2022, com 32 clubes.

Com a criação da terceira divisão, o futebol feminino terá 64 clubes participantes das competições nacionais.

Aline Pellegrino, coordenadora de Competições Femininas da CBF, caracteriza esse momento como de muita maturidade das competições adultas femininas. “O aumento da competitividade entre os clubes e uma visibilidade cada dia maior permite que novas equipes ingressem no circuito nacional de competições”, disse.

Leia também: Fórmula Indy: 500 Milhas de Indianápolis conta com três brasileirosCom gol em semifinal, Luiz Adriano se consolida como carrasco do Corinthians

Para Aline, a divisão A-3 auxiliará no aumento do mercado de trabalho para as atletas, além de incentivar o fortalecimento das categorias de base dos clubes, que ganharão um calendário maior e mais estruturado.

Em nota, a CBF também divulgou como ficará o calendário do Campeonato Brasileiro Feminino A1, A2 e A3 a partir de 2022:

Campeonato Brasileiro Feminino A-1
16 Clubes Participantes
- (12) remanescentes do Brasileiro Feminino A-1 2021
- (4) clubes oriundos do Brasileiro Feminino A-2 2021;
Formato:
Grupo único em turno único, onde todos os clubes se enfrentam. Avançam para a 2ª fase os 8 melhores colocados, que jogam em sistema eliminatório, em ida e volta, até a final.

Campeonato Brasileiro Feminino A-2

16 Clubes Participantes
- (12) clubes classificados para as oitavas de final do Brasileiro Feminino A-2 2021;
- (4) clubes oriundos do Brasileiro Feminino A-1 2020;
Formato:
4 grupos de 4 clubes, jogam entre si em dois turnos. Avançam para a 2ª Fase os 8 melhores colocados (2 primeiros de cada grupo), que jogam em sistema eliminatório, em ida e volta, até a final.

Campeonato Brasileiro Feminino A-3

32 Clubes Participantes
- (27) campeões estaduais na modalidade em 2020/21;
- (4) clubes oriundos do Ranking Nacional de Clubes 2022 (Masculino);
- (1) clubes oriundo do Ranking Nacional de Federações de Futebol Feminino de 2022;
Formato:
Primeira fase com jogos de ida e volta, caso no primeiro duelo a equipe não perca de 3 a 0. Avançam para a 2ª Fase as 16 equipes vitoriosas no duelo, que jogam em sistema eliminatório, em ida e volta, até a final.