Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Instagram @marcusrashford
Reprodução/Instagram @marcusrashford

O jogador inglês Marcus Rashford fez uma publicação no Instagram, na última segunda-feira (12), em que lamentou ter errado um pênalti no final da Eurocopa. Ele também falou sobre os ataques racistas que está sofrendo e afirmou: "Nunca vou me desculpar por quem sou". Um mural feito em homenagem ao atleta em Manchester foi vandalizado com palavras racistas. Entretanto, fãs de Rashford cobriram os ataques com mensagens positivas.

Leia o texto escrito pelo atleta:

“Eu nem sei por onde começar e nem sei como colocar em palavras o que sinto neste exato momento.

Tive uma temporada difícil, acho que ficou claro para todos e provavelmente cheguei a essa final com falta de confiança. Sempre me garanti em pênaltis, mas algo não parecia certo.

Durante a longa corrida,me reservei um pouco de tempo e infelizmente o resultado não foi o que eu queria. Eu senti como se tivesse desapontado meus companheiros de equipe. Eu senti como se tivesse desapontado a todos. Um pênalti foi tudo o que me pediram para contribuir com a equipe. Posso marcar pênaltis enquanto durmo, então por que não esse?

Isso tem passado pela minha cabeça desde que acertei a bola e provavelmente não há uma palavra para descrever como me sinto. Final. 55 anos. Uma penalidade. História. Tudo o que posso dizer é que sinto muito. Eu gostaria que tivesse sido diferente.

Embora eu continue a me desculpar, quero falar pelos meus companheiros de equipe. Este verão foi um dos melhores que já experimentei e todos vocês tiveram um papel nisso. Uma irmandade foi construída e isso é inabalável. Seu sucesso é meu sucesso. Suas falhas são minhas.

Eu cresci em um esporte onde esperava ler coisas escritas sobre mim. Seja pela cor da minha pele, onde cresci ou, mais recentemente, como decidi passar meu tempo fora do campo.

Posso receber críticas do meu desempenho o dia todo, meu pênalti não foi bom, deveria ter entrado, mas nunca vou me desculpar por quem sou e por onde venho. Não fiquei mais orgulhoso de usar aqueles três leões no peito do que de ver minha família torcer por mim em uma multidão de dezenas de milhares de pessoas.

Sonhei com dias assim. As mensagens que recebi hoje foram positivamente impressionantes e ver a resposta em Withington me levou à beira das lágrimas. As comunidades que sempre me cercaram com seus braços continuam a me apoiar.

Eu sou Marcus Rashford, um homem negro de 23 anos de Withington and Wythenshawe, South Manchester. Se não tenho mais nada, tenho isso. Por todas as mensagens gentis, obrigado. Eu voltarei mais forte. Voltaremos mais fortes."

A Itália venceu a Eurocopa 2020 no último domingo (11). Após o empate por 1 a 1 no tempo norma, o goleiro Donarumma defendeu dois penaltis e contou com uma bola na trave para levar o título para os italianos. A seleção voltou a conquista o torneio após 53 anos. Mesmo jogando no estádio de Wembley, em Londres, os ingleses não conseguiram conquistar seu primeiro campeonato europeu.