Esporte

Surdolimpíadas: Saiba mais sobre o evento esportivo que acontece no Brasil em 2022

Assim como as Olimpíadas e Paralimpíadas, a competição acontece a cada quatro anos; Caxias do Sul (RS) será a cidade sede no ano que vem


26/09/2021 12h13

Este domingo, dia 26 de setembro, é comemorado o Dia Nacional do Surdo. Segundo dados de 2020 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia Estatística), no Brasil, existem mais de 10 milhões de pessoas com algum problema relacionado à surdez. Em um momento em que se fala cada vez mais na luta contra o capacitismo, o esporte se torna um dos instrumentos importantes para mostrar o potencial dessas pessoas e deixar estereótipos para trás. Em 2022, na cidade de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, acontece a 24ª edição das Surdolimpíadas.

Inicialmente, os jogos destinados à população surda estavam marcados para 2021, mas, por causa da pandemia de Covid-19, foram adiados para o próximo ano. As competições começam no dia 1º de maio e vão até o dia 15 do mesmo mês.

Ano que vem, a cidade de Caxias do Sul e o Brasil farão história ao sediar o evento esportivo. Será a primeira vez de um país da América Latina como sede da competição. Organizada pelo Comitê Internacional de Esportes para Surdos, as Surdolimpíadas de Verão acontecem a cada quatro anos. A primeira edição foi sediada em Paris, na França, em 1924. Naquela ocasião, o evento se tornou o primeiro para pessoas com necessidades especiais.

A expectativa é que o torneio receba em 2022 cerca de 4.500 surdoatletas e equipes de mais de 100 países

Leia Também: CBB anuncia Helinho como assistente de Gustavo De Conti na seleção

O Mascote



Como nos jogos Olímpicos e Paralímpicos, as Surdolimpíadas também têm seus mascotes. Na 24ª edição, ele será Nino, um quati-de-cauda-anelada trajado com um chapéu e um lenço característico da cultura gaúcha. O nome foi sugerido por Felipe Oliveira, 34 anos, de Minas Gerais.

Já o mascote em si foi definido por meio de um concurso público do qual participaram alunos do Ensino Médio das cidades de Caxias do Sul, Farroupilha e Flores da Cunha, e aos alunos surdos residentes nas cidades de Bento Gonçalves, Vila Maria, Torres, Vacaria, Canela, São Sebastião do Caí, Nova Prata, Guaporé, Bom Princípio, Antônio Prado e São Marcos.

Quem venceu a competição pela escolha do bichinho foi um estudante de Flores da Cunha de 17 anos chamado Ezequiel Becchi.


Modalidades

O evento esportivo em 2022 contará com 21 modalidades, são elas:

Atletismo;

Badminton;

Basquete;

Vôlei de praia;

Boliche;

Ciclismo;

Futebol;

Golfe;

Handebol;

Judô;

Karatê;

Mountain-Bike;

Orientação;

Tiro esportivo;

Natação;

Tênis de Mesa;

Taekwondo;

Tênis;

Vôlei;

Luta livre;

Luta Greco-Romana

Leia Também: Mundial Sub-21: Brasil é superado pela Rússia na estreia da competição de vôlei

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças