Esporte

Mundial de Surf: Filipinho e Italo avançam para semifinal e garantem disputa 100% brasileira

Serão quatro representantes do Brasil na etapa carioca do Mundial de Surf; competição retorna amanhã de manhã


27/06/2022 17h34

Pela primeira vez na história do Circuito Mundial de Surf, quatro brasileiros vão fazer a semifinal de uma etapa. Nesta segunda-feira (27), Filipe Toledo, Italo Ferreira, Yago Dorana e Samuel Pupo buscam o título no Rio de Janeiro.

O dia já estava sendo histórico pelo fato de seis brasileiros competirem nas quartas de finais. Mas, os os australianos Connor O’Leary e Callum Robson não conseguiram estragar a festa e foram derrotados nas eliminatórias.

As semifinais e as finais serão disputadas na próxima terça-feira (28) a partir das 7h. Enquanto o campeão olímpico Ítalo Ferreira encarará Samuel Pupo, Filipe Toledo, atual líder do ranking, enfrenta Yago Dora.

Como foram as quartas de finais

Italo mostrou porque é um dos grandes nomes do esporte na atualidade. Mesmo estando atrás do placar durante toda a bateria contra Miguel Pupo, o campeão olímpico encaixou uma bela manobra faltando poucos minutos e arrancou um 8.17 dos juízes.

Os dois terminaram a bateria empatados e a decisão precisou ser pelo critério de desempate da melhor nota. O aéreo nos minutos finais fez Ferreira avançar de fase.

Leia também: Fernandinho volta ao Athletico, clube onde iniciou sua carreira e pretenda encerrá-la

“Está sendo uma competição bem difícil, porque está frio e eu não gosto de surfar com roupa de borracha. Eu precisei me arriscar, fazendo uma grande nota para a virada, busquei a rotação no aéreo e consegui”, disse Italo depois de sair do mar.

Filipinho viveu uma situação completamente oposta e e surfou a vontade contra o australiano O’Leary. Logo de entrada, pegou uma bela onda e conseguiu um 8.6. Minutos depois, recebeu 6.5, deixando o australiano a uma combinação de 15.10 da virada.

Dessa maneira, passou o resto da bateria administrando as ondas e controlando suas prioridades pelas ondas.

Para não dar chance para os gringos, Yago Dora venceu a disputa contra Robson. Assim como Filipinho, deu poucas chances para o adversário e encaixou boas manobras com poucos minutos de disputa.

Com um 7.00 e 5.67, jogou o australiano numa combinação de 12.67. Ao longo da bateria, controlou a prioridade e foi aumentando a vantagem, conseguindo manobras de 6.5 e 7.17.

Último duelo brasileiro

Na disputa entre Samuel Pupo e Mateus Herdy, melhor para Samuel, que conseguiu vencer por 12.8 a 8.83.

Leia também: Bia Haddad perde para eslovena na estreia em Wimbledon

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças