Mundial de Surf: Filipinho e Italo avançam para semifinal e garantem disputa 100% brasileira
Serão quatro representantes do Brasil na etapa carioca do Mundial de Surf; competição retorna amanhã de manhã
27/06/2022 17h34
Pela primeira vez na história do Circuito Mundial de Surf, quatro brasileiros vão fazer a semifinal de uma etapa. Nesta segunda-feira (27), Filipe Toledo, Italo Ferreira, Yago Dorana e Samuel Pupo buscam o título no Rio de Janeiro.
O dia já estava sendo histórico pelo fato de seis brasileiros competirem nas quartas de finais. Mas, os os australianos Connor O’Leary e Callum Robson não conseguiram estragar a festa e foram derrotados nas eliminatórias.
As semifinais e as finais serão disputadas na próxima terça-feira (28) a partir das 7h. Enquanto o campeão olímpico Ítalo Ferreira encarará Samuel Pupo, Filipe Toledo, atual líder do ranking, enfrenta Yago Dora.
Como foram as quartas de finais
Italo mostrou porque é um dos grandes nomes do esporte na atualidade. Mesmo estando atrás do placar durante toda a bateria contra Miguel Pupo, o campeão olímpico encaixou uma bela manobra faltando poucos minutos e arrancou um 8.17 dos juízes.
Os dois terminaram a bateria empatados e a decisão precisou ser pelo critério de desempate da melhor nota. O aéreo nos minutos finais fez Ferreira avançar de fase.
Leia também: Fernandinho volta ao Athletico, clube onde iniciou sua carreira e pretenda encerrá-la
“Está sendo uma competição bem difícil, porque está frio e eu não gosto de surfar com roupa de borracha. Eu precisei me arriscar, fazendo uma grande nota para a virada, busquei a rotação no aéreo e consegui”, disse Italo depois de sair do mar.
Filipinho viveu uma situação completamente oposta e e surfou a vontade contra o australiano O’Leary. Logo de entrada, pegou uma bela onda e conseguiu um 8.6. Minutos depois, recebeu 6.5, deixando o australiano a uma combinação de 15.10 da virada.
Dessa maneira, passou o resto da bateria administrando as ondas e controlando suas prioridades pelas ondas.
Para não dar chance para os gringos, Yago Dora venceu a disputa contra Robson. Assim como Filipinho, deu poucas chances para o adversário e encaixou boas manobras com poucos minutos de disputa.
Com um 7.00 e 5.67, jogou o australiano numa combinação de 12.67. Ao longo da bateria, controlou a prioridade e foi aumentando a vantagem, conseguindo manobras de 6.5 e 7.17.
Último duelo brasileiro
Na disputa entre Samuel Pupo e Mateus Herdy, melhor para Samuel, que conseguiu vencer por 12.8 a 8.83.
Leia também: Bia Haddad perde para eslovena na estreia em Wimbledon
REDES SOCIAIS