Esporte

Atlético de Madri condena racismo da torcida contra Vini Jr e se compromete a ajudar nas investigações

Clube se manifestou sobre os cânticos de sua torcida contra o atleta brasileiro e diz que quer manter infratores fora do quadro de sócios


20/09/2022 15h13

Dois dias após a realização do clássico contra o Real Madrid, a diretoria do Atlético de Madri condenou os cânticos e manifestações racistas de seus torcedores contra o brasileiro Vinícius Júnior. Em um comunicado oficial, o clube garantiu que vai trabalhar com as autoridades na identificação dos torcedores e expulsará todos os envolvidos do quadro de sócios.

“O Atlético de Madrid condena fortemente os cânticos inadmissíveis que uma minoria de fãs fez do lado de fora do estádio antes do dérbi. O racismo é um dos maiores flagelos da nossa sociedade e, infelizmente, o mundo do futebol e dos clubes não está livre de sua presença. Nosso clube sempre foi caracterizado por ser um espaço aberto e integrado de fãs de diferentes nacionalidades, culturas, raças e classes sociais, e alguns não podem manchar a imagem de milhares e milhares de atleticanos que apoiam sua equipe com paixão e com relação ao rival”, disse o clube.

Antes e durante a partida, realizado no estádio Metropolitano, torcedores chamaram o brasileiro de “macaco”. Os cânticos foram registrados antes do jogo começar nos arredores da arena.


Leia também: La Liga irá denunciar torcida do Atlético de Madri por cânticos racistas contra Vini Jr

“No Atlético de Madrid, temos tolerância zero com o racismo. O nosso empenho na luta contra esse flagelo social é total e não vamos parar até o eliminarmos. (...) Deixando claro mais uma vez nossa mais forte condenação a esses eventos, que não têm a menor justificativa, acreditamos que o que aconteceu nos dias que antecederam o dérbi é inadmissível”, completou o clube.

O Atlético de Madrid informou que entrou em contato com autoridades para identificar os torcedores que cometeram a injúria racial contra Vini Jr.

Racismo antes do clássico

Os atos racistas contra Vinícius Júnior começou antes da partida. A primeira ação foi do capitão do Atlético, o espanhol Koke, ao dizer que poderia ter problemas no clássico caso o brasileiro dançasse durante o jogo.

A escala aumentou após o empresário Pedro Bravo fezer comentários racistas para condenar as dancinhas do camisa 20 do Real Madrid nos gols.

Sobre o jogo

Em campo, Real Madrid venceu o Atlético por 2 a 1 no clássico e lidera o Campeonato Espanhol com 100% de aproveitamento.

Um dos gols foi marcado pelo brasileiro Rodrygo, que sambou junto com Vini Jr depois de marcar.

Leia também: Futebol X1: Nova modalidade vira “febre” no Brasil e gera grandes premiações aos jogadores

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças