Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Instagram @luizcleitonrf
Reprodução/Instagram @luizcleitonrf

Atual campeão do Mr. Rio e namorado de Rebeca Andrade, o fisiculturista Luiz Cleiton concilia a vida entre a academia e a faculdade. Em entrevista exclusiva ao site da TV Cultura, o estudante de Engenharia na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) fala sobre sua rotina, sua trajetória no esporte e conta como é o relacionamento de dois atletas.

Inserido no fisiculturismo desde a adolescência, Luiz compete na categoria Bodybuilding até 90kg. Como inspirações, ele lembra de nomes como Arnold Schwarzenegger, Jay Cutler, Phil Heath e Ronnie Coleman, bem como os brasileiros Rafael Brandão, Vitor Boff, Julio Balestrin, Renato Cariani e Paulo Muzy.


Rotina de um fisiculturista

Para Luiz, a "palavra-chave é organização. Puxa um pouco da sua mente, no dia anterior você já precisa saber a hora que vai acordar, o que vai comer... a gente sabe que sempre vai ter um imprevisto, alguma coisa. É planejamento, tentar deixar tudo no jeito, aí você consegue calcular".

A questão mental também é "fundamental", segundo o atleta. Ao dizer que uma palavra atravessada pode afetar seu foco, ele completa que estar ciente de seu "objetivo final" é "o que vai te manter por longos períodos".

"Precisa ter cabeça para ouvir críticas e elogios… tem que ter o mental para fazer tudo que precisa, para manter sua vida social", ressalta o estudante. 

Mudança do cenário

Quando entrou na academia, há quase uma década, o meio da "maromba" era muito diferente do que se tornou hoje. Um dos fatores que mais ajudou na mudança e na popularização do esporte, para Luiz, foi a comunicação.

"A informação ajudou muito. Hoje o maior canal do mundo (voltado ao fisiculturismo) é brasileiro. Muitas pessoas veem. Muitas vezes não querem praticar o esporte, mas ao menos entendem. Porque você pode não competir, mas disciplina, rotina e determinação todo mundo gosta para si", explica.

Para o atleta, a informação, antigamente, era escassa: "Hoje as pessoas entendem que whey é só proteína. A creatina é só um suplemento que você conseguiria comendo carne - obviamente não nas mesmas quantidades. Então acho que hoje está mais tranquilo nesse aspecto."


Relacionamento com Rebeca Andrade

Quando a melhor ginasta do mundo publicou uma foto com o namorado após seu título, o fisiculturista virou notícia em todos os portais esportivos. Luiz frisa a parceria dos dois e discorre como é o namoro entre dois atletas.

"Como a gente tem muita coisa na semana, a gente se vê mais no final de semana. Aí a gente consegue ficar junto. Ela come as coisas dela, e eu, as minhas… Ela me entende demais, não insiste com relação a comida", destaca.

Luiz também diz que a parte mais exaustiva da preparação de Rebeca são os treinos: “São muito pesados. Fica muito cansada, às vezes está pior que eu. Então são duas pessoas cansadas que se entendem."

O atleta conclui que a ginasta "tem uma mente muito blindada". "É o que a gente gosta. Obviamente, o nível dela é diferente. Mas é isso. Um apoiando o outro”, conclui.

Leia mais: Conheça o pedreiro que se tornou fisiculturista profissional: “Quem quer faz”

Conheça Lucas Coelho, fisiculturista que deixou as drogas para representar o Brasil no Olympia


Veja o físico apresentado por Luiz Cleiton no Mr. Rio 2022: