Esporte

Richarlison brilha e Brasil derrota a Sérvia por 2 a 0 na estreia da Copa do Mundo

Camisa 9 da seleção brasileira volta a marcar em uma Copa do Mundo desde 2014; seleção tem atuação segura e assume liderança do grupo


24/11/2022 17h48

A Seleção Brasileira estreou com vitória na Copa do Mundo no Catar nesta quinta-feira (24). Mesmo com uma partida truncada e defesas bem postadas, Richarlison marcou duas vezes, venceu por 2 a 0 e garantiu os três pontos brasileiros.

Com uma formação mais ofensiva, escalando apenas um voltante no meio-campo, o Brasil dominou a posse de bola e correu poucos riscos durante todo o jogo. 

A atuação de Richarlison também quebra um pequeno tabu. Um camisa 9 de seleção brasileira não marcava desde a Copa do Mundo de 2014, quando Fred anotou um tento. Além disso, a última vez que o nove fez gol na estreia foi em 2002, quando Ronaldo fez contra a Turquia. 

Com o resultado, o Brasil divide a liderança com a Suíça, que também venceu hoje mais cedo. Sérvia e Camarões dividem a lanterna do grupo.

A seleção brasileira volta a campo na próxima segunda-feira (28) e irá enfrentar a Suíça, que venceu na primeira rodada. A seleção sérvia encara Camarões no mesmo dia.


Primeiro tempo conservador

A partida começou nervosa. As duas equipes com marcações bem ajustadas e muitas faltas. O primeiro cartão saiu logo aos seis minutos de jogo para o lado sérvio.

Pelo lado do Brasil, os dribles de Raphinha e Vini Jr eram a principal alternativa para furar o bloqueio. Os europeus apostavam nas bolas alçadas de Tadic, que sempre tentava encontrar Mitrovic na área.

A primeira chance mais claro da Brasil aconteceu aos 20 minutos, quando Casemiro arriscou de fora da área e o goleiro fez uma defesa segura.

A seleção voltou a assustar aos 26 minutos, quando Tiago Silva enfiou bola para Vini Jr e o goleiro fez o corte antes do atacante brasileiro finalizar.

Leia também: Dados da Fifa mostram que audiência da Copa do Catar superou a da Rússia, em 2018

Com a linha de defesa impendindo as ações brasileiras, a solução para criar chances foram as tabelas. Neymar trocou passes com Raphinha na entrada da área, e o camisa 11 conseguiu finalizar bem, mas parou no goleirão.

Apesar do Brasil dominar a posse de bola, teve dificuldades de entrar na área adversária.

Richarlison chama a responsabilidade e garante vitória 

O Brasil começou com tudo o segundo tempo e criou uma chance logo no primeiro minuto, mas Raphinha, após chegar na cara do gol, bateu em cima do arqueiro. Logo em seguida, o time teve uma falta na entrada da área, mas, Neymar acertou a barreira e a bola saiu.

Ao contrário do que aconteceu no primeiro tempo, a marcação brasileira encaixou e a Sérvia não conseguiu encaixar nenhum contra ataque nos primeiros minutos.

A seleção chegou perto de abrir o placar aos 15 minutos após Alecsandro arriscar de fora da área e acertar a trave direita.

De tanto insistir, o placar foi aberto aos 18 minutos. Após boa jogada individual de Neymar, a bola sobrou para Vini Jr, que finalizou, e o goleiro espalmou. No rebota, Richarlison empurrou para o fundo do gol, 1 a 0.

Leia também: Com direito a pênalti, Portugal faz 3 a 2 contra Gana em estreia na Copa

O time continuou em cima e jogando bem. Dez minutos depois, Vini Jr avançou livre pela esquerda, deu um passe de trivela e Richarlison acertou um belo voleio para ampliar o placar. 2 a 0.



Os jovens brasileiros não sentaram na vantagem e todo o setor ofensivo seguiu criando chances. Casemiro arriscou de fora e acertou o travessão. Logo em seguida, Fred bateu da entrada da área e assustou.

Até o final do jogo, o controle foi brasileiro e time levou os três pontos para casa. 

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças