Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Twitter/@FifaWorldCup
Reprodução/Twitter/@FifaWorldCup

A Seleção Brasileira estreou com vitória na Copa do Mundo no Catar nesta quinta-feira (24). Mesmo com uma partida truncada e defesas bem postadas, Richarlison marcou duas vezes, venceu por 2 a 0 e garantiu os três pontos brasileiros.

Com uma formação mais ofensiva, escalando apenas um voltante no meio-campo, o Brasil dominou a posse de bola e correu poucos riscos durante todo o jogo. 

A atuação de Richarlison também quebra um pequeno tabu. Um camisa 9 de seleção brasileira não marcava desde a Copa do Mundo de 2014, quando Fred anotou um tento. Além disso, a última vez que o nove fez gol na estreia foi em 2002, quando Ronaldo fez contra a Turquia. 

Com o resultado, o Brasil divide a liderança com a Suíça, que também venceu hoje mais cedo. Sérvia e Camarões dividem a lanterna do grupo.

A seleção brasileira volta a campo na próxima segunda-feira (28) e irá enfrentar a Suíça, que venceu na primeira rodada. A seleção sérvia encara Camarões no mesmo dia.


Primeiro tempo conservador

A partida começou nervosa. As duas equipes com marcações bem ajustadas e muitas faltas. O primeiro cartão saiu logo aos seis minutos de jogo para o lado sérvio.

Pelo lado do Brasil, os dribles de Raphinha e Vini Jr eram a principal alternativa para furar o bloqueio. Os europeus apostavam nas bolas alçadas de Tadic, que sempre tentava encontrar Mitrovic na área.

A primeira chance mais claro da Brasil aconteceu aos 20 minutos, quando Casemiro arriscou de fora da área e o goleiro fez uma defesa segura.

A seleção voltou a assustar aos 26 minutos, quando Tiago Silva enfiou bola para Vini Jr e o goleiro fez o corte antes do atacante brasileiro finalizar.

Leia também: Dados da Fifa mostram que audiência da Copa do Catar superou a da Rússia, em 2018

Com a linha de defesa impendindo as ações brasileiras, a solução para criar chances foram as tabelas. Neymar trocou passes com Raphinha na entrada da área, e o camisa 11 conseguiu finalizar bem, mas parou no goleirão.

Apesar do Brasil dominar a posse de bola, teve dificuldades de entrar na área adversária.

Richarlison chama a responsabilidade e garante vitória 

O Brasil começou com tudo o segundo tempo e criou uma chance logo no primeiro minuto, mas Raphinha, após chegar na cara do gol, bateu em cima do arqueiro. Logo em seguida, o time teve uma falta na entrada da área, mas, Neymar acertou a barreira e a bola saiu.

Ao contrário do que aconteceu no primeiro tempo, a marcação brasileira encaixou e a Sérvia não conseguiu encaixar nenhum contra ataque nos primeiros minutos.

A seleção chegou perto de abrir o placar aos 15 minutos após Alecsandro arriscar de fora da área e acertar a trave direita.

De tanto insistir, o placar foi aberto aos 18 minutos. Após boa jogada individual de Neymar, a bola sobrou para Vini Jr, que finalizou, e o goleiro espalmou. No rebota, Richarlison empurrou para o fundo do gol, 1 a 0.

Leia também: Com direito a pênalti, Portugal faz 3 a 2 contra Gana em estreia na Copa

O time continuou em cima e jogando bem. Dez minutos depois, Vini Jr avançou livre pela esquerda, deu um passe de trivela e Richarlison acertou um belo voleio para ampliar o placar. 2 a 0.



Os jovens brasileiros não sentaram na vantagem e todo o setor ofensivo seguiu criando chances. Casemiro arriscou de fora e acertou o travessão. Logo em seguida, Fred bateu da entrada da área e assustou.

Até o final do jogo, o controle foi brasileiro e time levou os três pontos para casa.