O mundo está de luto. O Rei Pelé, em decorrência de complicações de um câncer no cólon, morreu nesta quinta-feira (29) aos 82 anos.
O sucesso de Pelé dentro das quatro linhas fez com que muitas portas abrissem para ele ao longo da vida. Assim, o Rei do Futebol não foi um sucesso apenas dentro de campo e se aventurou em outras áreas.
O site da TV Cultura lista alguns momentos de destaque do eterno camisa 10 do futebol mundial quando esteve o assunto não era necessariamente o futebol.
- Alistamento no Exército
Essa escolha não foi necessariamente por querer. Quando Pelé completou 18 anos, precisou se alistas no Exército como todo jovem homem brasileiro. Mesmo com um título de Copa do Mundo, ele não driblou essa exigência da Constituição.
Ele se alistou e serviu o Exército Brasileiro por seis meses no 6º Grupo de Artilharia de Costa Motorizado, em Praia Grande (SP).
- Parou a guerra
Quem disse que futebol e política não se misturam? Em 1969, o Santos realizou uma excursão pelo continente africano para jogar uma série de amistosos. As partidas aconteceram na República Democrática do Congo, que na época era chamado de Congo-Kinshasa, no Congo, que era Congo-Brazzavill, e na Nigéria, chamada de Biafra.
Quando Pelé e companhia desembarcaram na Nigéria, a guerra civil que acontecia no país foi paralisada para todos assistirem ao jogo do Santos.
Esse momento é lembrado até hoje em músicas das torcidas organizadas santistas em todos os jogos.
Leia mais: Maior jogador da história do futebol, Pelé morre aos 82 anos
- Formação acadêmica
Após conquistar o tricampeonato mundial, Pelé dedicou parte do seu tempo aos estudos. Ao longo da década de 1970, estudou educação física na Faculdade de Educação Física de Santos e se formou.
- Carreira musical
Do mesmo jeito que grandes atletas participam de clipes, Pelé esteve no meio da música quando estava no auge. Ele chegou a compor músicas e teve participação em um álbum com Elis Regina em 1969.
Mas, a produção musical mais popular do Rei do Futebol foi lançada em 1998 com “ABC”. A canção fez parte da campanha Brasil em Ação, do governo federal, incentivando a alfabetização.
- Carreira no Cinema
Além da música, Pelé também teve participações nas telonas. Depois que se aposentou, foi convidado para participar de filmes nacionais e internacionais.
Ele foi ator em "Fuga para a Vitória" (1981), que tem Sylvester Stallone no elenco, e na produção brasileira "Os Trombadinhas" (1979).
Mas suas participações não foram apenas como ator. Por ser um enorme personagem, foi tema de documentário. As principais são "Pelé Eterno" (2004) e "Pelé: O Nascimento de uma Lenda" (2016).
- Comentarista
Depois que Pelé ajudou a Seleção Brasileira conquistou o tricampeonato mundial, foram 24 anos de jejum até o tetra vir.
Em 1994, uma das formas de tentar quebrar a seca foi convidar o Rei do Futebol para comentar os jogos. Ao lado de Galvão Bueno, acompanhou toda a campanha na Copa do Mundo nos Estados Unidos.
No momento final, protagonizaram uma das imagens mais emblemáticas da televisão brasileira.
Leia também: Pelé: Os recordes do Rei do Futebol em Copas do Mundo
REDES SOCIAIS