Esporte

Vinícius Júnior presta depoimento à justiça espanhola por episódio de racismo

Em comunicado oficial, o Valencia criticou o depoimento de Vinicius Junior à justiça; o clube manifestou "surpresa, rejeição e indignação"


05/10/2023 16h05

Vinícius Júnior se apresentou, nesta quinta-feira (5), ao tribunal de Madri para prestar depoimento sobre insultos racistas recebidos em Valência, também na Espanha.

O atacante depôs em videoconferência para as investigações da violência sofrida no dia 21 de maio, no estádio Mestalla.

Segundo informações da agência de notícias EFE, o brasileiro confirmou que foi vítima de racismo e pretende seguir com ação judicial por isso. No tribunal também estava o advogado dos três jovens, entre 18 e 21 anos, que foram identificados e proibidos de acessar o Mestalla para sempre.

Em comunicado oficial, o Valencia criticou o depoimento de Vinicius Junior à justiça. O clube manifestou "surpresa, rejeição e indignação" e afirmou que o "racismo não pode ser combatido com falácias ou mentiras infundadas".

Leia também: Saiba significado da comemoração de Vini Jr. após gol contra o Napoli, na Champions League

Torcedores do Palmeiras deixam mensagens antirracistas para argentinos no lado visitante do Allianz Parque

Veja abaixo a nota divulgada pelo clube.

"Em relação à informação publicada sobre a declaração prestada em tribunal pelo jogador de futebol Vinícius Jr., afirmando que todo o estádio Mestalla o lançou insultos racistas no jogo entre Valencia CF e Real Madrid CF na temporada passada, o Clube deseja manifestar a sua surpresa, rejeição e indignação.

Como o próprio treinador Carlo Ancelotti reconheceu publicamente, em nenhum caso o comportamento pode ser generalizado a todo o estádio do Mestalla.

O Clube tem plena consciência da gravidade deste assunto. O racismo não tem lugar no futebol nem na sociedade, mas não pode ser combatido com falácias ou mentiras infundadas. Esta questão exige o envolvimento de todos e o Valencia CF entende que deve ser escrupulosamente preciso e responsável neste tipo de manifestações.

Os torcedores do Valencia não podem ser classificados como racistas e o Valencia CF exige que Vinicius Jr. retifique publicamente a sua alegada declaração esta manhã".

Na ocasião, torcedores do Valencia chamavam o brasileiro de macaco desde a chegada do ônibus ao local. Durante o jogo, os insultos seguiram. No segundo tempo, Vinícius apontou dois torcedores que estavam imitando sons do animal e cometendo racismo contra ele.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças