Esporte

COI oficializa cinco novos esportes para as Olimpíadas de 2028

Dos 90 membros do COI presentes na reunião desta segunda, apenas dois se colocaram contra a inclusão dos cinco esportes


16/10/2023 14h49

O Conselho Executivo do Comitê Olímpico Internacional (COI) tornou críquete, flag football, squash, beisebol/softball e lacrosse oficialmente esportes olímpicos nesta segunda-feira (16). A entidade se reuniu em Mumbai e votou a favor da inclusão dos cinco esportes nas Olimpíadas de Los Angeles, em 2028.

Dos 90 membros do COI presentes na reunião desta segunda, apenas dois se colocaram contra a inclusão dos cinco esportes. Tidjane Thiam, da Costa do Marfim, e William Blick, de Uganda, expressaram preocupação que as modalidades não são muito praticadas na África.

Leia também: Zagueiro brasileiro relata racismo durante partida em Malta e acaba expulso de campo

Palmeiras lança camisas em apoio ao combate ao câncer de mama e de próstata; veja fotos

“A escolha desses cinco novos esportes está alinhada com a cultura esportiva americana e apresentará esportes americanos icônicos ao mundo, ao mesmo tempo que trará esportes internacionais para os Estados Unidos”, disse Thomas Bach, presidente do COI.

A grande novidade da lista é o flag football. O esporte consiste numa variação do futebol americano com menos contato físico, na qual, ao invés de derrubar o adversário com um tackle, o atleta deve retirar uma fita (a flag) que está presa a um cinto na cintura do rival.

Lacrosse, por sua vez, é uma modalidade muito difundida nas universidades dos EUA e terá uma versão reduzida para as Olimpíadas, com apenas seis jogadores de cada lado, contra dez da modalidade tradicional.

Por conta de uma crise política e escândalos financeiros na Federação Internacional, o boxe, esporte que o Brasil conquistou três medalhas nas Olimpíadas de Tóquio, segue sem confirmação para Los Angeles 2028.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças