Esporte

Garota de 8 anos é eleita melhor jogadora de torneiro europeu de xadrez

Bodhana Sivanandan, que entrou no esporte acidentalmente há três anos, foi considerada um "fenômeno"


20/12/2023 11h57

Uma menina fez história no xadrez após vencer um mestre mais de 30 anos mais velho, no Campeonato Europeu de Xadrez Rapid&Blitz, em Zagrebe, capital da CroáciaBodhana Sivanandan, de oito anos, natural de Londres, Reino Unido foi eleita a melhor jogadora feminina da competição.

Ela venceu com o placar de 8,5/13 contra um grupo de grandes-mestres altamente conceituados e experientes, mestres e especialistas internacionais, e ficou em 73º lugar entre 555 jogadores.

Em entrevista à rádio BBC 4, Bodhana disse que ficou "muito orgulhosa de mim mesma quando fui a melhor jogadora no torneio”. O pai dela, Sivanandan Velayutham, contou que a menina começou no esporte “acidentalmente”. "Ela estava curiosa e interessada, então comecei a levá-la para conhecer a Federação Inglesa de Xadrez e as pessoas na Inglaterra que jogam e apoiam o xadrez; eles são muito amigáveis e a apoiam muito”, disse ele.

Dominic Lawson
, presidente da Federação, disse ao jornal The Times que o desempenho de Bodhana no evento de xadrez rápido foi “completamente memorável, mas não tão surpreendente, porque ela é um fenômeno”.

Leia mais: Gramado artificial x natural: debate volta à tona e promete mais discussões em 2024

Médico da Seleção Brasileira descarta Neymar na Copa América dos EUA: “Não vai ter tempo”

Em Zagrebe, na rodada rápida, ela obteve um resultado impressionante de 5/11 com um desempenho de 2.056, mas sua performance na blitz de 13 rodadas foi classificada por outros jogadores comofenomenal.

Questionada se entrou no torneio com a expectativa de vencer, Bodhana respondeu: “Sempre tento o meu melhor para vencer todos os torneios, todos os jogos. Às vezes acontece e às vezes não.”

Lawson acrescentou: “É um resultado extraordinário para uma criança de oito anos e algo que certamente nunca vimos neste país. Ela tem um estilo de jogo notavelmente maduro, estratégico e paciente. Ela tem o que pode ser descrito como jogo longo.”

Ela falou sobre sua ambição de se tornar uma grande-mestre e a mais jovem medalhista de ouro olímpica da Inglaterra e, eventualmente, ganhar um título mundial.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças