Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Luka Rifelj/Chess.com
Luka Rifelj/Chess.com

Uma menina fez história no xadrez após vencer um mestre mais de 30 anos mais velho, no Campeonato Europeu de Xadrez Rapid&Blitz, em Zagrebe, capital da CroáciaBodhana Sivanandan, de oito anos, natural de Londres, Reino Unido foi eleita a melhor jogadora feminina da competição.

Ela venceu com o placar de 8,5/13 contra um grupo de grandes-mestres altamente conceituados e experientes, mestres e especialistas internacionais, e ficou em 73º lugar entre 555 jogadores.

Em entrevista à rádio BBC 4, Bodhana disse que ficou "muito orgulhosa de mim mesma quando fui a melhor jogadora no torneio”. O pai dela, Sivanandan Velayutham, contou que a menina começou no esporte “acidentalmente”. "Ela estava curiosa e interessada, então comecei a levá-la para conhecer a Federação Inglesa de Xadrez e as pessoas na Inglaterra que jogam e apoiam o xadrez; eles são muito amigáveis e a apoiam muito”, disse ele.

Dominic Lawson
, presidente da Federação, disse ao jornal The Times que o desempenho de Bodhana no evento de xadrez rápido foi “completamente memorável, mas não tão surpreendente, porque ela é um fenômeno”.

Leia mais: Gramado artificial x natural: debate volta à tona e promete mais discussões em 2024

Médico da Seleção Brasileira descarta Neymar na Copa América dos EUA: “Não vai ter tempo”

Em Zagrebe, na rodada rápida, ela obteve um resultado impressionante de 5/11 com um desempenho de 2.056, mas sua performance na blitz de 13 rodadas foi classificada por outros jogadores comofenomenal.

Questionada se entrou no torneio com a expectativa de vencer, Bodhana respondeu: “Sempre tento o meu melhor para vencer todos os torneios, todos os jogos. Às vezes acontece e às vezes não.”

Lawson acrescentou: “É um resultado extraordinário para uma criança de oito anos e algo que certamente nunca vimos neste país. Ela tem um estilo de jogo notavelmente maduro, estratégico e paciente. Ela tem o que pode ser descrito como jogo longo.”

Ela falou sobre sua ambição de se tornar uma grande-mestre e a mais jovem medalhista de ouro olímpica da Inglaterra e, eventualmente, ganhar um título mundial.