Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução | Redes sociais
Reprodução | Redes sociais

A FIFA negou, em comunicado no X nesta quinta-feira (8), os rumores de que um "cartão azul" seria testado no futebol profissional. Conforme o órgão, as análises da suposta nova ferramenta de arbitragem, “se implementadas, devem limitar-se a testes de forma responsável em níveis inferiores”.

A entidade também declarou que “os relatos do chamado 'cartão azul' nos níveis de elite do futebol são incorretos e prematuros”, mas afirma que irá discutir o assunto na Assembleia Geral da International Football Association Board (Ifab), em 2 de março, na Escócia.

Leia mais: Confira jogadores estrangeiros que atuaram por clubes do Brasil e ninguém lembra


O pronunciamento da FIFA ocorreu após repercussão nas redes sociais em decorrência de uma informação divulgada pelo jornal inglês The Telegraph. Conforme o veículo, o cartão azul já seria usado na próxima temporada europeia, que inicia no segundo semestre de 2024.

O protocolo do cartão se aplicaria, segundo a publicação britânica, em casos de faltas que impeçam um ataque promissor (a chamada falta tática) e reclamações exageradas com os árbitros.

Neste caso, se um atleta receber a penalização duas vezes, ele automaticamente receberia o cartão vermelho, o que eliminaria o jogador.

Leia também: Libertadores 2024: quais dificuldades os atletas brasileiros podem encarar em uma altitude de quatro mil metros?