Esporte

Organizadas de Atlético-MG e Cruzeiro são banidas dos estádios pelo MPMG após morte de torcedor

No último sábado (2), um torcedor morreu durante uma briga na Avenida Tereza Cristina, na Região do Barreiro, em Belo Horizonte


04/03/2024 21h16

As torcidas organizadas de Atlético-MG e Cruzeiro foram banidas temporariamente dos estádios pelo Ministério Público de Minas Gerais. A decisão foi comunicada nesta segunda-feira (4). O banimento é válido por dois anos e ocorre após morte de um torcedor durante uma briga em Belo Horizonte, no último sábado (2).

Dessa forma, a Galoucura e a Máfia Azul estão proibidas de frequentar estádios no território nacional e seus respectivos entornos nos dias de jogos, respeitando um raio de cinco mil metros.

A torcida do Galo, que retornou de punição de um ano, seguida de outra de três meses, em 2022 e 2023, está banida temporariamente até 4 de março de 2026. Do outro lado, a do Cruzeiro, banida temporariamente até março de 2026, cumprirá o novo banimento entre 15 de março de 2026 e 15 de março de 2028.

Leia também: Ex-Corinthians, zagueiro Felipe anuncia aposentadoria ao fim da temporada

Champions League: Uefa detalha novo formato para a próxima temporada

De acordo com o MPMG, a punição consiste na proibição do uso, porte e exibição de qualquer vestimenta, faixa, bandeira, instrumento musical ou qualquer objeto que possa caracterizar a presença da torcida nos estádios. Em caso de não cumprimento, a multa é de R$ 50 mil.

Ainda segundo o MP, "em observância aos princípios do contraditório e ampla defesa, a medida educativa aplicada nesta segunda-feira tem caráter cautelar, sendo que após a observância do direito de defesa das entidades acima mencionadas, a ser exercido e apreciado em até trinta dias, a medida será novamente analisada, sendo convalidada ou revogada".

A Federação Mineira de Futebol confirmou a decisão:

"Ratificando os termos do r. Despacho, acolher as recomendações do Ministério Público do Estado de Minas Gerais para determinar o BANIMENTO TEMPORÁRIO de todos os estádios do país nos dias de jogos, considerados estes o raio de cinco mil metros dos estádios, perímetro de segurança e vinculação com o evento esportivo, das Torcidas Organizadas Mafia Azul e Galoucura, pelo período de 02 (dois) anos, vencendo-se o da Galoucura em 04.03.2026 e do da Máfia Azul em 15.03.2028".

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças