Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução | Instagram @cristiano
Reprodução | Instagram @cristiano

No início desta semana, uma postagem de Cristiano Ronaldo em sua conta no Instagram intrigou os fãs de futebol e gerou repercussão nas redes. Após uma maratona de jogos pelo seu time, o Al Nassr, da Arábia Saudita, o craque, eleito cinco vezes o melhor do mundo, exibiu uma foto no momento em que realizava sua recuperação física, em casa.

Um detalhe, no entanto, chamou a atenção: a aparência desgastada dos pés do craque. Logo após a postagem de Cristiano, diversas páginas e perfis nas redes sociais compartilharam a foto. As publicações contaram com comentários de torcedores, que se espantaram com as condições dos pés do atacante.

Reprodução | Instagram @cristiano

Possuir pés considerados "feios" não é algo incomum entre atletas que se submetem a um alto nível de exigência. O astro da NBA, LeBron James, por exemplo, também já causou reações negativas por conta da aparência de seus pés. De acordo com Flávia Magalhães, médica especialista em gestão de saúde e desempenho de atletas, alguns fatores explicam o fato de os pés de jogadores apresentarem aparências pouco agradáveis.

“Os jogadores de futebol apresentam maior número de lesões traumáticas em membros inferiores, especialmente nos pés. Estes fatores são responsáveis por escoriações, hematomas e cicatrizes nas regiões dos pés e unhas. Além disso, eles ainda mantêm o uso de chuteiras por longos períodos de treino. Os pés dentro dos calçados ficam quentes e úmidos, o que favorece a proliferação fúngica”, explica.

Ainda segundo a médica, que ao longo da carreira acumulou passagens por Atlético-MG, América-MG e seleção brasileira, descuidos com os pés podem ocasionar problemas que afetam diretamente as condições de jogo dos atletas, impedindo-os de atingir o melhor desempenho.

Leia também: Gabigol toma dois anos de suspensão por tentativa de fraude em exame antidoping

“Recentemente, atuei em um caso de um atleta do futebol profissional masculino que teve uma infecção fúngica no pé, em que o mesmo manipulou a lesão. Foi prescrita a medicação adequada, contudo, ele manteve a manipulação, contaminando o local e evoluindo para um um abscesso. Além disso, temos muitos casos de atletas que não cortam adequadamente as unhas e as bordas crescem de forma desigual, penetrando na pele. Quadros como estes podem evoluir para inflamação e infecção. Outra condição são as chuteiras novas, que podem gerar calos e bolhas. Em um episódio na seleção feminina, mesmo com o tratamento adequado, a atleta ficou impossibilitada de treinar devido às bolhas”, comenta Flávia.

“São poucos os clubes que possuem profissionais podólogos efetivos. Na maioria dos casos, este cuidado é realizado pelo próprio atleta. A orientação médica é que se procure profissionais qualificados em podologia esportiva; mantenha sempre os cuidados com as unhas, higienização dos pés e também dos materiais como chuteira e meião. É indicado manter o pé arejado sempre que possível e, principalmente, não usar nenhum produto nos pés que possa gerar resultado positivo no controle de doping”, complementa a médica.

Aos 39 anos, Cristiano Ronaldo vive grande momento no Al Nassr. Em 39 jogos, o atacante marcou 36 gols e deu 11 assistências. O atleta foi convocado para representar Portugal nos amistosos diante de Suécia e Eslovênia, e se prepara para disputar aquela que pode ser sua última edição de Eurocopa.

Leia também: STJD denuncia John Textor por não entregar provas de corrupção no futebol brasileiro