Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Instagram/@bundesliga
Reprodução/Instagram/@bundesliga

O final de semana foi histórico para o Bayer Leverkusen. Após golear o Werder Bremen por 5 a 0, o time comandado por Xabi Alonso garantiu o título da Bundesliga pela primeira vez em sua história. A conquista encerrou uma hegemonia de 11 anos do Bayern de Munique.

Mas quem pensa que o time irá relaxar a partir de agora, se engana. O time ainda está vivo na Copa da Alemanha e jogará a final contra o Kaiserslautern. O clube também vai em busca do título europeu. Está nas quartas de finais da Europa League e venceu o jogo de ida contra o West Ham, da Inglaterra, por 2 a 0.

Na liga, agora, o objetivo é alcançar os recordes. O time vai em busca do título invicto. Até o momento, foram 29 jogos na campanha, com 25 vitórias e quatro empates. Restam cinco rodadas. Um feito inédito na liga alemã. 

Apesar de ser um feito difícil, alguns clubes na Europa conseguiram conquistar suas ligas nacionais sem perder um único jogo.

O site da TV Cultura lembra alguns clubes que alcançaram esse feito e entraram para a história do esporte. Será que o Leverkusen também consegue?

- Milan (1991/92)

Na época de ouro de sua história, o Milan conquistou um campeonato italiano de maneira invicta. Na temporada 1991/92, o time comandado por Fabio Capello foi campeão vencendo 22 jogos e empatando 12. Foram 74 gols marcados e sofreram apenas 21.

- Ajax (1994/95)

Um ano mágico para os torcedores do Ajax. Na temporada 1994/95, a diretoria montou um elenco de peso. Seedorf, Kluivert e Van der Sar despontavam no futebol. Rijkaard, Ronald e Frank de Boer e Danny Blind completavam o plantel. 

Na campanha do campeonato holandês, foram 27 vitórias e sete empates. Daria para ficar melhor? Sim! Eles também conquistaram a Liga dos Campeões de maneira invicta.

- Arsenal (2003/04)

Os invencíveis. É assim que o Arsenal dessa temporada é lembrado na Inglaterra. O elenco, liderando por Thierry Henry, venceu 26 jogos e empatou 12. Conquistou a Premier League sem perder um único jogo. Feito que nem Pep Guardiola, Jurgen Klopp e Alex Ferguson conseguiram.

Diante do feito, a liga entregou um troféu dourada para o clube.

- Juventus (2011/12)

O primeiro título da hegemonia de nove anos. Na temporada 2011/12, que marcou a arrancada de nove conquistas, o time comandado por Antonio Conte venceu a liga italiana com 23 vitórias e 15 empates. Foram apenas 20 gols sofridos em 38 rodadas.

Leia também: Brasileirão 2024 começa com vitórias do Flamengo e Palmeiras; veja resultados da 1ª rodada

Além de marcar o início da arrancada, a temporada também marcou a despedido da Del Piero, um dos maiores ídolos da história do clube.

- Porto (2010/11 e 2012/13)

Em Portugal, o Porto não ficou satisfeito em vencer a liga nacional invicta apenas uma vez. Foram duas. E quase consecutivamente.

A primeira foi na temporada 2010/11, quando o time tinha Falcão Garcia e Hulk no ataque. Foram 27 vitórias e apenas três empates na campanha. Um bônus foi a conquista da Liga Europa no mesmo ano (feito que o Leverkusen também busca).

Já na temporada 2012/13, a conquista foi um pouquinho diferente. O elenco foi reformulado. Agora, o ataque era formado por James Rodríguez e Jackson Martinez. Além disso, o técnico era Vitor Pereira, que passou por Corinthians e Flamengo no futebol brasileiro. A campanha teve 24 vitórias e seis empates. Mesmo não perdendo jogos, o título foi apertado. Apenas um ponto de vantagem para o vice-campão, o Benfica, que tece 24 vitórias, cinco empates e uma derrota (justamente para o Porto).

Leia também: Xabi Alonso vira nome de rua que dá acesso à BayArena, a casa do Bayer Leverkusen

Outros clubes em ligas menores também conquistaram seus títulos de maneira invicta, mas o foco do texto são as maiores ligas do futebol europeu. Além disso, grandes clubes, como Real Madrid e Benfica, também foram campeões sem perder partidas no século passado, mas a forma de disputa era diferente.

A TV Cultura é uma das casas da Bundesliga e transmitiu, de maneira exclusiva na televisão, o jogo do título do Leverkusen.