Pista de skate de Santo André recebe os obstáculos do SLS Super Crown nesta sexta (3)
Giovanni Vianna, atual campeão da liga mundial de skate street, participará do evento em sua cidade natal
02/05/2024 17h14
A comunidade do skate andreense vibra com mais uma conquista. A pista Ana Brandão do Parque da Juventude, localizada em Santo André, São Paulo, receberá nesta sexta-feira (03), a partir das 9h, os obstáculos utilizados na final do Super Crown World Championship 2023.
Leia mais: Fãs de Ayrton Senna se reúnem em Imola para homenagear piloto brasileiro
Realizado no Ginásio do Ibirapuera em dezembro, a Street League Skateboarding (SLS), teve o brasieliro Giovanni Vianna como grande campeão da edição. Nascido em Santo André, o atleta estará presente no local onde iniciou no esporte aos 4 anos.
“Estou muito feliz que agora todos os obstáculos serão entregues na pista do Ana Brandão. Tenho certeza que a galera vai curtir e aproveitar para andar muito mais de skate por lá”, diz Giovanni Vianna, 22 anos, após conquistar o segundo lugar no pódio na etapa do SLS San Diego (Califórnia) no dia 20 de abril.
A entrega conta com a presença de Eduardo Musa, presidente da CBSk (Confederação Brasileira de Skateboarding), Walcir Galera, presidente da Associação Andreense de Skate, José Moacir de Freitas Jr, diretor da Secretaria de Esporte e Prática Esportiva de Santo André entre outros convidados.
Leia mais: TV Cultura transmite primeiro duelo das quartas dos playoffs da NBB entre Vasco e Bauru
Mesmo sendo uma pista municipal, as melhorias só aconteceram por intervenção da própria comunidade de skatistas da região. Um dos principais agentes dessa mudança é Walcir, pai de Giovanni que construiu e instalou os primeiros obstáculos em 2007, quando o filho começou a andar de skate.
“Quando Giovanni tinha 4 anos não havia obstáculo para o tamanho dele, então fiz um corrimão e daí para fazer para a pista do Ana Brandão não teve erro. Construí o primeiro com base móvel e fez sucesso. Muitos garotos não tinham condições de pagar um transporte para ir para outras pistas, então fomos fazendo melhorias como dava”.
A SLS deixa um legado após o evento no Brasil, essa iniciativa impacta positivamente os skatistas da região metropolitana de São Paulo. Os corrimãos, hubba e caixotes doados vieram da pista de 670 metros quadrados do Ginásio do Ibirapuera, que foi construída pela California Skateparks e assinada pelo arquiteto paulistano Daniel Oristanio.
Leia mais: Copa do Brasil: veja onde assistir os jogos da terceira fase nesta quinta-feira (2)
Pedro Dau de Mesquita, CEO da 213 Sports, representante da SLS no país, enfatiza: “É muito importante para fortalecer a marca SLS no Brasil seguir se aproximando e gerando valor para a comunidade de skatistas de rua. Esses obstáculos foram desenvolvidos para os maiores skatistas do mundo e permitirá que muitos atletas locais evoluam no skate e possam um dia chegar ao SLS Championship Tour.”
A BB Seguros também conta com um trabalho realizado diretamente em prol do skate nos dois últimos anos, quando passou a patrocinar a final do SLS Championship Tour no país. Ajudando a viabilizar a fundação da primeira escolinha de skate de Saquarema, que atende mais de 100 crianças, com a doação de equipamentos, capacetes e skates.
Leia mais: Esposa de atacante ex-Palmeiras bate Ferrari de R$ 1 milhão na Espanha
REDES SOCIAIS