Esporte

De saída: relembre a estreia de Endrick pelas categorias de base do Palmeiras

Atacante faz seu último jogo pelo alviverde nesta quinta-feira (30), contra o San Lorenzo


29/05/2024 19h57

Nesta quinta-feira (30), Endrick faz seu último jogo pelo Palmeiras, diante do San Lorenzo, da Argentina, no Allianz Parque, pela Copa Libertadores.

De passagens marcadas para a Espanha, onde defenderá o Real Madrid, o atacante estreou nas categorias de base do Verdão (sub-11) com dez anos, em 28 de maio de 2017, na vitória de 6 a 1 sobre o Guarani, pelo Campeonato Paulista da categoria. Na partida, o camisa nove marcou seu primeiro gol pelo clube alviverde.

A súmula oficial, fornecida pelo Palmeiras, aponta que a partida aconteceu às 9h de um domingo, na Academia de Futebol II, em Guarulhos. Endrick, vestindo a camisa 11, abriu o placar da goleada.

Ao final do primeiro tempo, que acabou 5 a 1, a futura estrela do Palmeiras, seleção brasileira e Real Madrid concedeu aquela que foi sua primeira entrevista em campo, para o então canal Sports Show, que cobria jogos de base na ocasião. 

"Placar muito bom aqui no primeiro tempo, no segundo pode entrar os suplentes para fazer mais gols, e o que eu disse na primeira (vez) ali, onde a gente tava treinando, melhor conquistar a primeira vitória aqui na primeira rodada, para chegar na última já classificado e ir para a final, se Deus quiser", disse.

Jogo completo da estreia no sub-11: (gol sai aos 9m06 do vídeo, e a entrevista começa com 35:11)

O Palmeiras veio a conquistar o título da categoria alguns meses depois, em novembro, vencendo o Santos na final, por 1 a 0, no Allianz Parque. O gol foi de Endrick, que na decisão vestia a camisa 8.

Leia também: Com gol no finalzinho da prorrogação, Olympiacos conquista título da Conference League


Vídeo do jogo com a final: (gol sai aos 5m20 do vídeo)

"Parece muito tempo, mas às vezes parece pouco tempo também, para o torcedor, porque na base eles não acompanham sempre, e os garotos chegam e saem todo ano, mas para mim é praticamente a minha vida. Desde quando me vi como jogador pela primeira vez, sempre fui jogador do Palmeiras. É como um casamento, e tem que comemorar todo ano mesmo", diz Endrick ao revisitar o momento.



Chegada ao Palmeiras

De acordo com dados oficiais do Palmeiras, Endrick chegou ao clube em janeiro de 2017 com apenas dez anos de idade. Apesar de jovem, o garoto logo se destacou pela qualidade técnica e facilidade em fazer gols, conquistando dois títulos importantes pelo sub-11, o Campeonato Paulista e a Bellmare Cup (Japão).

Nos anos seguintes, ele seguiu sendo destaque em outras categorias e voltou a erguer troféus, casos do Campeonato Brasileiro Sub-20 e Copa do Brasil Sub-17 (2022); Paulistas Sub-13, Sub-15 (duas vezes) e Sub-20; Nike Premier Cup Sub-15; Mito HollyHock Cup Sub-13 (Japão); Taça Brasil de Campo Bom Sub-13; Copa Ouro Sub-13 e Copa São Ludgero Sub-13, além do Torneio de Montaigu Sub-17 pela seleção brasileira.

Ainda na base, quando tinha apenas 15 anos de idade, Endrick passou a ser conhecido mundialmente após ser um dos principais nomes do Palmeiras na conquista inédita da Copa São Paulo de Futebol Júnior, em 2022. Ele foi o artilheiro da competição com seis gols em sete jogos. No total, o garoto possui 188 partidas e 161 gols pelas categorias de base do Verdão, incluindo duelos por Sub-11, Sub-13, Sub-15, Sub-17 e Sub-20 – este levantamento contabiliza jogos oficiais e amistosos. Considerando apenas jogos oficiais, são 121 partidas e 86 gols.

Ao fazer a sua estreia como jogador profissional diante do Coritiba, aos 16 anos, dois meses e 15 dias, Endrick se tornou o atleta mais jovem a atuar pelo Palmeiras em toda a história, superando Rodrigo Taddei, que entrou em campo pelo clube aos 16 anos, 3 meses e 5 dias (Botafogo-RJ 1×1 Palmeiras, em 11/06/1996).

Leia também: Inter entra em campo com uniforme sujo por tragédia no RS

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças