Bruna Alexandre, atleta de tênis de mesa de 29 anos que representa o Praia Clube de Uberlândia-MG, será a primeira brasileira a competir em uma mesma edição dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. A catarinense foi convocada pela Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) no início da semana para representar o país nos Jogos de Paris 2024.
A mesatenista já participa de esportes paralímpicos há vários anos, possuindo um currículo repleto de conquistas, como duas medalhas de bronze nos Jogos do Rio de Janeiro 2016 e outra em Tóquio 2020. Agora, pela primeira vez, competirá também nas Olimpíadas.
Bruna comemorou muito a conquista e agradeceu tanto ao Praia Clube quanto ao Comitê Brasileiro de Clubes, que tem foco na implementação de políticas na formação de atletas em parceria com associações de todo o país.
Leia também: Morre Pampa, campeão olímpico de vôlei em 1992, aos 59 anos
"Estou muito feliz por ter conseguido a vaga para os Jogos Olímpicos, achei que não conseguiria por ser bastante competitivo e ter muitas adversárias. O Praia Clube e o Comitê Brasileiro de Clubes me ajudam bastante. Através da parceria, consigo participar de todos os campeonatos nacionais e praticar com os materiais adquiridos. Isso me ajudou e ajuda até hoje. Fez muita diferença para conseguir a vaga para os Jogos Olímpicos, até porque precisa jogar muito mais campeonatos, além do paralímpico. Eu precisava participar do olímpico, e o CBC também ajudou nessa parte com custeio das passagens aéreas", afirma.
A esportista paralímpica já fez história em competições contra atletas sem deficiência, conquistando em 2023 a medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos de Santiago.
“Ficamos extremamente felizes quando os investimentos na formação dos atletas trazem resultados significativos. O feito que a Bruna atingirá esse ano, disputando as Olimpíadas e Paraolimpíadas de Paris, é um grande exemplo dos benefícios que o trabalho do Comitê Brasileiro de Clubes entrega aos atletas. Esperamos que nossas políticas continuem tendo esse impacto positivo para os brasileiros que forem competir nos Jogos”, diz Paulo Maciel, presidente do CBC.
Leia também: Ex-Arsenal e Seleção Espanhola, Bellerín passeia pela Av. Paulista; veja fotos
REDES SOCIAIS