Com o intuito de difundir para crianças, adolescentes e jovens de escolas municipais pelo país a importância de adquirir hábitos mais saudáveis, o médico Dr. Thanguy e a pediatra Patrícia Friço criaram o “Projeto Escola Saudável”.
Elaborado por um corpo técnico de médicos, nutricionistas, psicólogos e professores de educação física, foi apresentado posteriormente a pedagogos e professores especializados em Base Nacional Curricular Comum (BNCC), responsáveis por desenvolver tanto as formas como o conteúdo que será apresentado para cada faixa etária.
Leia também: Livro infantil conversa com crianças sobre comportamentos e amizades
Iniciativa consiste na distribuição de material paradidático para ser ensinado em aulas que irão falar sobre o assunto. “Ao todo serão quatro livros voltados ao ensino fundamental II - contemplando alunos do sexto ao nono ano”, disse o médico.
Para ele, é fundamental falar sobre elos que possibilitam uma vida plenamente saudável: alimentação, atividade física, sono e controle emocional.
Em cada ano um tema específico será abordado. No sexto ano, os alunos vão aprender tudo sobre alimentação saudável, no sétimo o foco será atividade física e no oitavo, receberão aulas sobre como ter um sono de qualidade. Por último, no nono ano será disponibilizado conteúdo a respeito de controle das emoções.
Leia também: SP retoma Programa Recreio nas Férias com apresentações culturais, oficinas e mais
Dr. Thanguy explica que como o objetivo do projeto escolar é que os alunos se tornem aptos a montar sua própria rotina de hábitos saudáveis, no final de cada ano eles apresentarão um planejamento relacionado aos temas que aprenderam no período em questão. “A ideia é que toda a família se engaje nesse planejamento”, afirmou.
Programado para começar na segunda quinzena de janeiro, atualmente está sendo aplicado no Espírito Santo.
Pais e filhos saudáveis
Com o objetivo de quebrar esse ciclo vicioso no qual os filhos espelham hábitos prejudiciais à saúde dos pais foi que o Dr. Thanguy e Patrícia Friço escreveram o livro “Pais saudáveis = filhos saudáveis – os 4 passos fundamentais para tornar-se um exemplo para seus filhos, transformar seu cotidiano e revolucionar a saúde”.
A ideia da obra, que foi publicada pela Editora Gente, é fornecer informações aos pais sobre a importância da alimentação, atividade física, qualidade do sono e controle emociona. “Se os pais fizerem essa mudança, eles vão mostrar, com exemplos, que são pais saudáveis e isso refletirá nos filhos, que também irão melhorar sua qualidade de vida”, destacou a pediatra.
REDES SOCIAIS