Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação
Divulgação

“Turma da Mônica Conto Clássico em LIBRAS - O Lobo e os Sete Cabritinhos”, livro da On Line Editora, parceira da Mauricio de Sousa Produções (MSP), conta um clássico da literatura na Língua Brasileira de Sinais (Libras).

A novidade será apresentada ao público na 26ª Bienal Internacional do Livro, que se inicia neste sábado (2) e vai até o dia 10 de julho, no Expo Center Norte, em São Paulo.

Divulgação

Leia também: “A gincana de Luccas e Gi” de Luccas Neto e sua turma entra em turnê nacional

A história contada pela primeira vez pela personagem surda da Turma da Mônica, a Sueli, tem como objetivo contribuir para o papel da família e responsáveis diante da inclusão escolar e social da criança surda e leitora, bem como oportunizar recursos aos educadores, no intuito de favorecer o desenvolvimento dessa criança na sua primeira língua.

Com cenas da turminha mais divertida do Bairro do Limoeiro, também apresenta a história com imagens que revelam com clareza a execução dos movimentos de cada sinal, para que o educador e a criança possam entendê-los e executá-los. “Assim como a criança ouvinte, a criança surda igualmente se beneficia com a magia dos contos clássicos, no entanto, esta necessita que o mundo lhe seja apresentado em seu idioma, o que estimula uma real compreensão em uma interação com qualidade, significado e respeito”, explica a escritora e intérprete Izildinha Houch Micheski, quem adaptou a história de Wilhelm e Jacob Grimm.

Leia também: “Mundo Ripilica – As Aventuras de Lilica, a Coala” estreia na TV Rá Tim Bum

Segundo a especialista, trata-se de uma iniciativa que surgiu a partir da reflexão sobre a escassez desse gênero literário adequado no mercado. “As experiências educacionais vivenciadas e desenvolvidas ao longo de uma trajetória, uma vez que são multiplicadas, podem se transformar em um acervo significativo na contribuição para o enriquecimento da prática de muitos educadores em favor do desenvolvimento e letramento do educando surdo, o que ainda permite que as famílias possam desenvolver a leitura compartilhada em seus lares”.

Serviço

Edição: 01 | Preço: R$ 29,90 | Formato: 20,5 x 27,5 cm | Páginas: 36 | ISBN: 978-65-5547-496-1