Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: Liza Salinas
Foto: Liza Salinas

O Theatro Municipal do Rio de Janeiro recebe a coprodução Brasil-Chile “Canta Contos”, em apresentação única no dia 15 de abril, às 18h, na Sala Mário Tavares.

Com entrada franca, o espetáculo é a versão brasileira do projeto “Gabriela Mistral Canta Cuentos”, criado pelo ator e compositor chileno Francisco Sánchez que musicou e orquestrou os contos de “Branca de Neve”, “Chapeuzinho Vermelho” e “Cinderela”, reescritos em verso pela poetisa chilena Gabriela Mistral, Nobel de Literatura em 1945.

A produção, que estreia no Brasil com recursos do edital municipal em Cena 2021, tem coordenação geral da Júlio Adrião Produções Artísticas. Nela, Sánchez assume as adaptações poéticas dos contos “A Bela e A Fera”, com atuação de Suzana Nascimento e o flautista de Hamelin, interpretado por Fernanda Botelho (idealizadora da coprodução Brasil-Chile).

Leia também: TV Rá Tim Bum estreia novas atrações a partir de 1º de abril

“Canta Contos” é um concerto de “cantação” de histórias. Com diferentes formas de expressão artística, desperta o interesse de diversos públicos. Um programa para toda a família, com indicação para crianças a partir de 6 anos. A apresentação contará com um intérprete de Libras.

Sánchez, como no Chile, atua no conto “Chapeuzinho Vermelho”, agora cantando em português. O chileno também segue na direção do espetáculo, composição e orquestração de toda a obra.

O elenco é acompanhado por onze instrumentistas da Camerata da Esquina, com integrantes oriundos da Escola de Música da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e músicos convidados. O espetáculo tem direção musical e regência de Edvan Moraes. As versões em português são de Vitor Louzada. A preparação vocal dos atores é de Chiara Santoro e Anna Priscilla Lacerda. O chileno Pedro Gramegna assina o figurino de “Chapeuzinho Vermelho” e Rebecca Cardoso, dos novos contos criados para a versão brasileira. A iluminação é de Guiga Ensá e o sound design é de Leandro Lobo.

Leia também: Semana de Incentivo ao Estudo e à Leitura de São Paulo começará em abril

Sobre a obra realizada no Chile

O espetáculo “Gabriela Mistral Canta Cuentos” foi criado por Sánchez. Cada história foi interpretada por um ator/cantor, acompanhado por músicos da Orquestra Sinfônica Nacional Juvenil do Chile, em um concerto registrado em vídeo e transmitido na inauguração de uma rede de fibra óptica que liga 100 centros culturais no país. A obra segue sendo apresentada em parceria com orquestras de vários outros países.

Serviço

Duração: 50 minutos

Capacidade: 161 lugares

Ingressos gratuitos: distribuição na bilheteria do Theatro, a partir das 17 horas (1h antes do início da sessão). Sujeitos à lotação do espaço.