Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação/Harper Collins
Divulgação/Harper Collins

Considerado o pai da fantasia moderna, J. R. R. Tolkien morreu em 2 de setembro de 1973, aos 81 anos. Autor de 'O Hobbit', 'O Senhor dos Anéis' e 'O Silmarillion', ele criou uma extensa mitologia em seu universo fictício, a Terra Média, conquistou fãs ao redor do mundo e se consolidou como uma das maiores influências do gênero da fantasia.

Leia mais: Atores de 'O Senhor dos Anéis' participam de campanha para preservar casa de J. R. R. Tolkien

John Ronald Reuel Tolkien foi professor universitário, filólogo e veterano da Primeira Guerra Mundial. Pouco depois de retornar do combate, ele começou a desenvolver suas primeiras histórias na Terra Média - como o conto 'A Queda de Gondolin', que teve publicação póstuma, em 2018 -, num esforço que resultou no romance infantojuvenil 'O Hobbit', lançado em 1937.

Diante do sucesso das aventuras de Bilbo Bolseiro, ele passou os 17 anos seguintes desenvolvendo o que se tornou seu magnum opus, 'O Senhor dos Anéis', publicado em três volumes. A história acompanha o sobrinho de Bilbo, Frodo, numa jornada épica rumo a Mordor, único lugar onde o poderoso Um Anel pode ser destruído.

Leia mais: 'O Senhor dos Anéis': Amazon divulga primeira imagem oficial da nova série; veja

Embora as impressões digitais de Tolkien apareçam em maior ou menor medida em quase toda a literatura fantástica das últimas décadas, o autor já foi citado nominalmente como uma influência direta por diversos escritores, entre eles Stephen King e George R. R. Martin.

Sob o comando de Peter Jackson, a adaptação cinematográfica de 'O Senhor dos Anéis' chegou às telonas entre 2002 e 2005, foi um sucesso de bilheteria e conquistou um total de 11 Oscars. Entre 2012 e 2014, Jackson retornou à Terra-Média para uma versão de 'O Hobbit' em três filmes. Antes de chegar aos cinemas em live action, a obra de Tolkien também foi adaptada para o teatro, rádio e virou até desenho animado na década de 70.

Em 2 de setembro de 2022, o universo de 'O Senhor dos Anéis' deve chegar também à televisão, com uma aguardada série produzida pela Amazon. De acordo com a sinopse oficial, a história acontece na chamada Segunda Era da Terra Média, milhares de anos antes dos eventos de 'O Hobbit', e deve acompanhar personagens "familiares e novos" da mitologia criada por Tolkien.

Com um orçamento de mais de U$1 bilhão, 'O Senhor dos Anéis' é considerada a série mais cara da história, e já foi renovada para uma segunda temporada antes mesmo de estrear.

Veja o Minuto Cultura sobre J. R. R. Tolkien: