Minuto Cultura

"Thor", "Moeda" e "Pendências": As particularidades da primeira semana da Copinha

Teve goleiro substituído na hora do pênalti, sósia do Ronaldo Fenômeno e seleção de "Riquelmes"


07/01/2022 16h42

Nesta semana começou a 52ª edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior, apelidada carinhosamente de “Copinha”. A competição volta em 2022 como uma das principais vitrines para atletas das categorias de base do futebol brasileiro depois do cancelamento da edição do torneio em 2021, devido a pandemia de Covid-19.

Além de ter apresentado aos fãs do esporte alguns dos principais craques brasileiros da atualidade e do passado, como Djalminha, Marcelinho Carioca, Raí, Kaká, Gabriel Jesus, Neymar, dentre muitos outros, o torneio costumeiramente protagoniza momentos únicos, engraçados e inusitados.

Os melhores nomes

Sempre quando começa uma Copinha, os internautas não perdem tempo e vão direto conferir os elencos relacionados para as partidas e verificam quais são os nomes e apelidos dos jogadores. É quase uma tradição saber quais são os nomes mais “únicos” entre os jovens.

Nesse ano, alguns destaques são o Feijoadinha, do Ibrachina; Thor, do São-Carlense; Tufão, do Real Ariquemes; Pendências, do Assú; Da Ora, do Atlético Goianiense; Favorito, do Oeste; Cirilo, do Londrina e Moeda, do Andirá.

Alguns jovens inclusive já vem para o mundo do futebol com nome de craque. É o caso de Balotelli (Taubaté), Quadrado (Bahia), Klinsmann (Paulista), Lukaku (Flamengo-SP), Cabanhas (Inter de Limeira) e Kaká (XV de Jaú).

Leia Também: Fábio deixa o Cruzeiro após 17 anos no clube

Falando em grandes craques do futebol, é possível dizer que alguns nomes da geração da Copinha de 2022 tiveram alguma influência de um certo argentino. Juan Román Riquelme, que marcou época pelo Boca Juniors (ARG) e pela seleção Argentina, tem alguns xarás, com leves variações, na edição deste ano.


Mas não são apenas nomes e apelidos de outros jogadores de futebol que marcam presença na Copa São Paulo. Também disputam a competição alguns xarás de estrelas de outras áreas, como Hugo Iglesias (Botafogo), John Kennedy (Fluminense) e Denzel (Matonense).


Fenomenozinho?

Logo na primeira semana de Copinha, uma cena chamou atenção. Foi na vitória do Mirassol por 1 a 0 contra o Taguatinga. O tento solitário da partida foi marcado pelo camisa dez Kauan. Na comemoração, dedo indicador em riste, camisa amarela com detalhes em verde e cabelocascão”. Lembrou alguém?

A semelhança com Ronaldo Fenômeno foi tão grande que o perfil oficial da Copa São Paulo entrou na brincadeira e comparou os dois colocando um ao lado do outro.


O drama do goleiro Tomate

Ainda na primeira semana de Copinha algo emblemático aconteceu com o goleiro do Andirá Eduardo Filgueira da Silva, o "Tomate". O jovem vinha fazendo boa partida contra o tradicional Atlético Mineiro, no entanto, quando teria a chance de defender um pênalti marcado pelo árbitro a favor do Galo, foi substituído pelo técnico do Andirá, Kinho Brito.

As câmeras flagraram Tomate aos prantos no banco de reservas. A estratégia não deu certo. O goleiro Carlos, que entrou para defender a penalidade, não conseguiu defender o chute de Rubens, o único da partida.

A internet se compadeceu com a situação de Tomate, diversos jogadores de sucesso foram às redes sociais prestar solidariedade ao arqueiro substituído. A boa notícia é que, depois do ocorrido, o jovem ganhou uma chance de ser testado nas categorias de base do Atlético. Além disso, até o momento, o garoto está com mais de 460 mil seguidores no Instagram.

"Muito obrigado por cada mensagem de apoio, infelizmente eu não consigo responder a todos, mas fica aqui meu sentimento de gratidão para cada um, vocês são incríveis, e que Deus continue me abençoando e guiando meus passos daqui pra frente", publicou nas redes sociais.

Leia Também: Paquetá é alvo principal do PSG na próxima janela de transferências, diz jornal francês


A Copinha

O contraste entre as equipes de clubes mais tradicionais do país e times pouco conhecidos proporciona histórias únicas. Neste ano, 128 clubes de todas as regiões do Brasil buscam se classificar para a final, que acontece no aniversário da cidade de São Paulo, dia 25 de janeiro.

São 32 grupos com quatro equipes, espalhadas em sedes por todo o estado de São Paulo. Se classificam para os mata-matas (de jogo único) os dois melhores times.

Leia Também: Temporada 2022 chega para consolidar Internacional entre as principais equipes do futebol feminino no Brasil

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças